O que fazer para não perder o ritmo de estudo na pandemia
A pandemia da covid-19 modificou intensamente a rotina de milhares de brasileiros. Muitas instituições de ensino, visando preservar a saúde de seu corpo estudantil e docente, suspenderam as aulas presenciais. Apesar de ser uma medida necessária, é impossível desconsiderar os impactos dessa decisão no planejamento dos estudantes, especialmente os vestibulandos.
Em tempos de quarentena, é preciso se cuidar e encontrar maneiras alternativas de se adaptar sem perder o ritmo de estudo. Nesse sentido, existem algumas estratégias que podem ser eficientes.
Tenha uma rotina fixa
Um dos fatores que mais prejudica o desempenho é a falta de organização. Por isso, estabeleça uma rotina semelhante a que tinha em períodos de normalidade. Isso vai ajudar a não perder o foco e a manter a disciplina. Com uma rotina de trabalho e estudo em casa, é ainda mais importante seguir os horários.
Procure um ambiente adequado
Busque um local tranquilo, limpo, organizado, silencioso e bem iluminado. É indispensável um ambiente no qual você não seja interrompido, pois a concentração é crucial para obter bons resultados. Nesse sentido, preze também pelo seu conforto.
Mantenha o equilíbrio
Não adianta achar que vai absorver todos os conteúdos ao mesmo tempo. Insistir nesse comportamento pode comprometer os estudos, pois o acúmulo de informações causa confusão mental. Além disso, por estar com o cérebro sobrecarregado o estudante corre o risco de ter um branco ou apagão na hora da prova. Portanto, mantenha o equilíbrio.
Analise suas demandas, o tempo que tem disponível e distribua os horários de modo consciente e realista. Leve em conta a complexidade dos assuntos e seu ritmo de aprendizado. Não abra mão de pequenas pausas, e esteja sempre alimentado, hidratado e com o sono em dia.
Peça ajuda de seus colegas
Quando tiver dificuldades de entender um assunto entre em contato com seus colegas de turma. Desse modo, poderão trocar informações úteis e outros materiais que auxiliem na compreensão. Uma dica interessante é criar grupos em redes sociais ou participar de fóruns de discussão on-line.
E aí? Gostou das dicas? Então deixe o seu comentário!