O que fazer para não esquecer o conteúdo estudado?

O período de preparação para um concurso é a fase mais importante para uma futura aprovação. Sem sombra de dúvidas, o que mais assombra os concurseiros é o medo de esquecer o que estudou. Tudo bem, este é um terror que atinge quase todo mundo. Mas se você descobrisse métodos que são capazes de fazer com que não esqueça o que foi estudado, seria bem legal não é mesmo?

Pois te falo uma coisa, essas dicas existem e você vai conhecer elas agora. O medo de esquecer o que estudou não fará parte do seu cronograma diário.

Faça uma explicação

Ao terminar um determinado assunto, procure sempre realizar uma explicação de forma entendível e simples. Esta explicação pode ser feita de duas formas, são essas:

Faça uma auto-explicação: Ao fazer isso você irá ter certeza de que entendeu do assunto e consegue identificar os principais detalhes. Se por acaso você não conseguir fazer uma auto-explicação então precisa reforçar o estudo.

Ensine para outras pessoas: Dê uma de professor e tente ensinar alguém sobre determinado assunto, além disso, você irá fixar melhor na sua mente este mesmo assunto, aperfeiçoando ele cada vez mais.

Portanto a explicação é muito eficaz.

Resuma o assunto

Um resumo do que aprendeu irá completar seu aprendizado e consequentemente fará com que sua mente fixe melhor o assunto.

Escreva, em pequenos papéis, alguns tópicos e depois tente desenvolver o assunto a partir deste tópico; e

Faça um fichamento sobre o assunto que terminou de aprender, posteriormente leia em voz alta o que foi escrito.

Revise com frequência

A revisão é um dos principais fatores que fará com que você não esqueça o que estudou.

Separe um dia da semana, pelo menos, para dar uma revisada nos assuntos estudados e principalmente no que você mais tem dificuldades em entender.

Responda questões referentes ao que estudou

Quando o assunto é não esquecer o que estudou, com certeza, responder questões referentes ao que foi estudado é muito importante.

Isto fará com que você se certifique de que realmente aprendeu sobre determinado assunto, além de que respondendo questões será possível também expressar suas opiniões sobre tal.

Entenda o que foi estudado

Ao ler este tópico você pode estar falando, é claro que deve entender o assunto.

Mas o problema é que muitos estudantes não aprendem, só fazem decorar e acham que sabem sobre o que estudou. Porém desta forma é muito fácil de esquecer o que decorou.

Quando você entende, de verdade, o que estudou dificilmente irá esquecer.

Alimentação, sono e exercício físicos

Talvez você esteja se perguntando o que estas três coisas têm haver com não esquecer o que estudou.

A resposta é tudo haver. Manter uma alimentação saudável fará seu corpo ter mais disposição mais energia para gastar e compreender as coisas.

O bom sono irá descansar o seu corpo todo, inclusive sua mente, mantendo todo o aprendizado.

E o exercício físico dará mais disposição para você continuar o esforço necessário.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.