Quem já contratou ou pensa em contratar um seguro vai, em algum momento, se deparar com a apólice do seguro. Ela é uma das documentações envolvidas nesse produto, independentemente de qual tipo ele seja, e também a mais importante: a apólice funciona como um contrato onde são especificadas todas as condições e características do seguro e tudo gira em torno do que ela estabelece.
Mas o que é uma apólice de seguro, realmente? Quais informações ela possui? Como devo usá-la? Saiba todas as respostas para essas perguntas na matéria que o Notícias Concursos preparou para esta quarta-feira (30).
O que é apólice de seguro?
A apólice é um documento emitido pela seguradora onde o seguro é contratado. O principal objetivo desse documento é comprovar que o segurado (isto é, quem fez a contratação do seguro) aceitou todas as condições, cláusulas e riscos daquele seguro.
É nela em que são especificadas todas as condições onde o segurado tem direito de receber a cobertura do seguro. Há especificado também as garantias, valores, prazos, vigência, responsabilidades e direitos de cada um.
Se, para acionar um seguro, é necessário pagar uma franquia, isso será especificado na apólice. Será especificado também quais são os documentos necessários para acionar o seguro e receber o pagamento da cobertura. A apólice é, portanto, um contrato que formaliza a contratação do seguro e tudo que o envolve.
Quais informações devem estar na apólice?
No geral, além de especificar quem é o segurado, seus dados pessoais, e a seguradora, existem três cláusulas ou condições que devem constar em uma apólice:
- Gerais – Elas incluem os direitos e deveres de cada parte (segurado e seguradora), a abrangência da cobertura, os valores de coberturas, a forma de pagamento do prêmio desses valores e os prazos em que serão feitos;
- Especiais – São as regras específicas que mudam conforme o tipo de apólice e também o tipo de seguro;
- Particulares – Aqui, são especificadas e detalhadas as coberturas e indenizações, os beneficiários, as porcentagens que cada um deve receber e o prazo de vigência daquele seguro.
Tipos de apólices de seguro
Existem diferentes tipos de apólice que indicam, em grandes partes, como funcionará o seguro contratado e as suas coberturas. São elas:
Apólice compreensiva ou multirisco
Essa apólice estabelece a cobertura contra vários e diferentes tipos de riscos e as concentra em um só documento. Um seguro com este tipo de apólice, por exemplo, pode garantir coberturas contra o titular e seus bens.
Riscos nomeados
No caso deste tipo de apólice, só possuem cobertura os eventos que são especificados nela. Normalmente, são as coberturas escolhidas pelo cliente que entram neste contrato.
Apólice de recibo
Ela serve como um contrato temporário e, por isso, é a mais usada para seguros temporários, com uma viagem que será realizada. Essa apólice também serve como um recibo do pagamento que garante a cobertura, o prêmio do seguro, por isso o nome.
Apólice contra danos a terceiros
No caso de o segurado cometer algum delito para com outra pessoa, essa apólice o indeniza. Ou seja: ele cometeu o delito e, se tiver que fazer algum pagamento, como multa ou indenização, essa apólice garante a cobertura desses valores.
Apólice aberta e fechada
Uma apólice aberta permite que alterações na cobertura e no seguro sejam feitas conforme a necessidade. A fechada, por outro lado, não permite mudanças ou modificações no contrato.
Apólice de seguro resgatável
O seguro resgatável é diferente dos demais. Ele permite que o segurado resgate o valor investido naquele seguro, ou seja, os pagamentos de prêmio. Por quanto mais tempo a apólice de seguro estiver ativa, maior será a porcentagem que o segurado poderá resgatar do valor total que pagou.