Você sabe o que é score? Esta é uma dúvida muito comum para muitas pessoas que ainda não conhecem o seu impacto para a vida financeira dos brasileiros.
O score é uma ferramenta utilizada no setor de crédito no Brasil. Isso significa que ele é utilizado nos mais variados serviços financeiros, como empréstimos, cartão de crédito, crediário em lojas e até mesmo financiamentos.
A sua função é apoiar a tomada de decisão das empresas, que precisam analisar o risco em oferecer crédito para um cliente.
Por exemplo: suponhamos que uma pessoa decide pedir um empréstimo a uma instituição financeira. Antes de conceder o empréstimo, a financeira irá realizar a análise de crédito, que serve para saber se aquela pessoa irá honrar ou não o pagamento das parcelas.
E uma das ferramentas utilizadas é a pontuação score do cliente, que reflete o seu histórico financeiro ao longo do tempo. Assim, se a pessoa possui um bom histórico e paga as suas contas sempre em dia, muito provavelmente irá honrar também com essa dívida. Dessa forma, conceder o empréstimo para ela será uma operação de menor risco.
Como funciona o score?
O gerenciamento do score é realizado pela Serasa, uma instituição que apoia a análise de crédito e gestão de risco das operações financeiras no Brasil. O score pode variar entre 0 e 1000 pontos.
A pontuação de cada pessoa é determinada de acordo com o seu comportamento financeiro. Ou seja, para determinar a sua pontuação, a Serasa irá observar se você é um bom consumidor e paga as suas contas em dia.
Assim, esta é uma maneira que as empresas possuem de analisar a chance que o seu cliente tem de pagar a dívida em dia. Dessa forma, quanto maior for a sua pontuação, maior será as suas chances de obter crédito no mercado.
Qual pontuação de score é considerada boa?
Você já viu que a pontuação do score pode variar entre 0 e 1000 pontos. Quanto maior for a sua pontuação, melhor é o seu histórico diante do mercado financeiro.
No entanto, a Serasa também conta com uma tabela através da qual podemos nos guiar para definir a pontuação em 4 grupos diferentes. Basicamente, os 1000 pontos são divididos em 4 categorias:
- Muito bom: de 1000 a 701 (verde)
- Bom: de 700 a 501 (amarelo)
- Regular: e 500 a 301 (laranja)
- Baixo: de 300 a 0 (vermelho)
Ao observar a tabela da Serasa, já seria possível concluir que uma pontuação acima de 500 pontos já é considerada boa para obter crédito no mercado. Mas vale ressaltar que, além da pontuação score, as instituições financeiras também levam em consideração outros pontos, como o relacionamento do cliente com a instituição, por exemplo.
Como consultar o meu score?
Se você deseja consultar a sua pontuação score, saiba que esta pode ser uma tarefa mais simples do que você imagina. Com apenas alguns cliques você ficará sabendo qual é a sua pontuação.
Para isso, primeiro você deve fazer o download do aplicativo da Serasa no seu celular. Ele está disponível para telefones Android e IOS.
Em seguida, você deverá se cadastrar no aplicativo, utilizando o seu CPF. Além disso, precisará criar uma senha para a plataforma. Depois, basta fazer login e a sua pontuação aparecerá logo na primeira tela.
Além disso, o aplicativo Serasa também conta com várias funcionalidades que te ajudarão a manter uma boa pontuação. No app você poderá conferir o seu histórico de crédito e até mesmo realizar a negociação de débitos.
Como aumentar a minha pontuação?
Não existe uma porção mágica que irá fazer o seu score aumentar de uma hora pra outra. Isso porque ele reflete o seu comportamento financeiro ao longo da vida.
Por outro lado, existem algumas atitudes que você pode tomar no seu dia a dia para manter uma boa pontuação ao longo do tempo. Veja:
- Não atrase as contas: pagar as suas contas em dias é a primeira dica (e talvez a mais importante) para manter uma boa pontuação score. Construir uma boa pontuação leva um bom tempo de boas práticas. Mas, ao atrasar uma conta por muitos dias, a sua pontuação pode despencar rapidamente;
- Pague as contas atrasadas: já possui contas atrasadas? Então as negocie o mais rápido possível. Mantê-las com pagamento atrasado pode negativar o seu nome na Serasa, o que não é nada bom para a análise de crédito;
- Mantenha o controle financeiro: manter o controle de tudo o que você recebe e gasta é o primeiro passo para uma boa pontuação. Fazer um orçamento e definir metas pode ser uma excelente ajuda no controle da sua vida financeira.