Você já parou para pensar o que é possível comprar com o FGTS? Essa é uma questão recorrente na cabeça dos brasileiros. Ademais, especialmente aqueles que possuem contratos de trabalho longos durante a vida.
Por isso, separamos algumas informações a respeito do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Dessa forma, será mais simples para que o trabalhador que possui quantias disponíveis em suas contas, saiba exatamente as possibilidades que elas oferecem.
Então, se você faz parte dessa população, não deixe de ler até o final e fique por dentro de todos os detalhes.
Criado em 1966 pela gestão daquela época, e vigente desde o ano seguinte, em 1967, o FGTS, é a sigla utilizada para designar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Desse modo, é uma espécie de proteção para todos os trabalhadores que trabalham de carteira assinada e sofrem demissão sem justa causa.
Na verdade, ele funciona como uma reserva para emergências. Ainda mais para quando o trabalhador se vê desempregado. Assim como, é útil para facilitar uma reentrada mais tranquila no mercado de trabalho.
Ele deve ser pago mensalmente até o dia 7 de cada mês. No entanto, caso essa data caia em um fim de semana, ou por algum motivo não for dia útil, deve ser antecipado para a data anterior.
Os depósitos do FGTS não podem causar descontos ou defasagem nos ganhos dos trabalhadores. Visto que é, segundo a lei trabalhista, de responsabilidade total do empregador.
O depósito diz respeito a 8% dos ganhos brutos do colaborador durante o mês. Portanto, tem direito ao FGTS as seguintes categorias:
No caso deste último, a porcentagem sobre os ganhos para depósito do FGTS cai para 2%.
As quantias referentes ao FGTS de cada trabalhador são depositadas em contas criadas especificamente para essa finalidade. Aliás, o seu vínculo ocorre no contrato de trabalho firmado entre o trabalhador e a empresa.
Dessa forma, o empregado não pode sacar o dinheiro a qualquer hora, somente em ocasiões específicas. Como, por exemplo:
Além disso, também é possível sacar os valores referentes ao FGTS uma vez ao ano. Mas, isso ocorre em caso de decisão por parte do Governo Federal. Por exemplo, o saque extraordinário que pode chegar a mil reais por trabalhador.
Como vimos acima, existem diversas situações onde é possível que o trabalhador tenha acesso aos valores disponíveis em suas contas do FGTS.
Em algumas situações, é possível sacar apenas uma parte do dinheiro. Enquanto, em outras é possível ter acesso ao valor total de todas as contas. Consequentemente, o que pode render um bom dinheiro para o trabalhador.
Então, veja a seguir algumas formas inteligentes de utilizar essa quantia. E assim, melhorar seu estilo de vida a partir do FGTS.
Essa é, sem dúvida, uma das melhores formas de utilizar o dinheiro do FGTS. Isso porque, esses valores quando parados no banco rendem uma quantia mínima por ano.
Então, a compra da casa própria é um investimento excelente a longo prazo. Uma vez que, além de facilitar a saída da família do aluguel, ainda pode render bons frutos no futuro. Afinal de contas, o mercado imobiliário não para de crescer.
Investir o dinheiro do FGTS também pode ser uma ótima opção. Ao ficar em sua conta do fundo, esse valor rende uma quantia mínima a cada mês. O que os especialistas dizem não sendo muito vantajoso.
No entanto, uma vez com o dinheiro em mãos você pode pesquisar o mercado. Desse modo, decidir qual ativo é a melhor opção para seu caso.
Nessa hora, é sempre bom contar com a ajuda de um especialista para minimizar o risco de prejuízos no futuro.
Essas são algumas das melhores opções do que é possível comprar com o FGTS. Sendo assim, pesquise mais a respeito desse assunto. Por fim, veja qual é a melhor opção para você e seu futuro.