O que é monotonia no trabalho? Como evitá-la? - Notícias Concursos

O que é monotonia no trabalho? Como evitá-la?

Entenda como lidar com o sentimento de monotonia no trabalho.

monotonia no trabalho é constantemente estudada e avaliada por profissionais da saúde que estão envolvidos com a gestão empresarial de alguma corporação. Da mesma maneira, profissionais do RH também tendem a lançar um olhar apurado sobre esse importante assunto, afinal, a monotonia pode:

  • Diminuir a produtividade;
  • Causar insatisfação profissional;
  • Promover crises de ansiedade e, em casos extremos, “desânimo laboral”.

Por isso, é de suma importância que esse tema seja discutido com mais frequência, a fim de garantir mais qualidade de vida para os trabalhadores. Acompanhe para saber mais.

O que é monotonia no trabalho?

A monotonia pode surgir a partir do momento em que o trabalhador passa horas a fio fazendo atividades repetitivas e que geram poucos estímulos. Podemos associá-la, inclusive, com o tédio e uma atuação no “piloto automático“.

Por falta de desafios, o trabalhador pode se sentir desmotivado, irritado e até desgastado, por justamente fazer a mesma coisa, da mesma maneira, todos os dias. As tarefas mecânicas não requerem empenho do sujeito, fazendo com que este, em um nível mais intenso de monotonia, sinta-se inútil para a corporação na qual ele trabalha.

Como evitar a monotonia no trabalho?

Evitar a monotonia no trabalho é um passo importante para manter a produtividade e a motivação. Por isso, veja as nossas sugestões para tornar o seu ambiente de trabalho mais saudável e equilibrado:

1- Encontre novas formas de fazer as mesmas tarefas

Se você precisa fazer as mesmas tarefas, todos os dias, comece a encontrar novas maneiras de executá-las. E antes que você tente imaginar algo “fora da realidade”, saiba que pequenas mudanças já podem fazer toda a diferença.

Às vezes, apenas mudar os materiais da sua mesa de lugar já é o bastante para dar aquele restart na mente. Faça testes e descubra novas formas de executar ações corriqueiras.

2- Aprenda algo novo de maneira recorrente

Aprender coisas novas também é importante. Estude, leia, assista vídeos educativos e ouça podcasts construtivos. Tudo isso pode lhe ajudar a encontrar novos meios de agir no trabalho, evitando a monotonia e tornando os seus dias mais ricos.

3- Adiante atividades e tarefas mais complexas

Se por ventura você tem muito tempo livre e isso tem provocado a monotonia no trabalho, não hesite na hora de adiantar tarefas complexas. Comece a dividi-las em partes menores e sempre que tiver esse tempo sobrando, invista em algo complexo e desafiador, pois isso manterá a sua mente ativa e motivada.

4- Aceite novos desafios e arrisque mais

Procure arriscar mais. Deixe o medo de lado e comece a se lançar em novos desafios. Isso ativará a sua mente e fará com que você se sinta muito mais “vivo” e motivado. Mesmo com receio de que algo dê errado, o simples fato de dar um passo novo e importante já é o suficiente para mandar a monotonia para longe.

5- Converse com os seus gestores se a monotonia no trabalho persistir por muito tempo

Caso nenhuma das ações acima diminua o seu problema, converse com os seus gestores. Quem sabe, eles podem lhe ajudar na busca por novos desafios e atuações dentro da empresa.

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