O que é fulfillment e como ele ajuda seu negócio
Entenda esse conceito e veja para quem se aplica
A palavra fulfillment, em tradução livre significa, cumprimento. Assim, representa o cumprimento por parte da empresa, seja física ou online, em entregar o produto que o cliente comprou e já pagou. Por isso, hoje, vamos explicar o que é fulfillment e como ele ajuda seu negócio.
O que é fulfillment?
É o processo que se estabelece na empresa a partir da efetivação da compra. Tem início na separação do produto vendido e finaliza após a entrega dele ao consumidor, considerando que pode haver a devolução por algum motivo.
No caso de empresas físicas, o fulfillment ocorre principalmente quando o produto comprado é grande e o consumidor não tem condições de levar para casa, como móveis, eletroeletrônicos, como uma televisão grande e eletrodomésticos como geladeira, por exemplo.
Já nas empresas virtuais, também chamadas de e-commerce, o processo de fulfillment é muito utilizado, e deve ser eficaz. Empresas grandes como Mercado Livre, Amazon e outras já utilizam este serviço para garantir que o produto comprado seja entregue de forma eficiente. Outras empresas preferem terceirizar esta atividade, assim, o processo final de compra é de responsabilidade da empresa terceirizada.
Em outros casos, existem vendedores contratados para comercializar o produto, e a entrega fica a cargo do fornecedor. Muitas franquias utilizam esta forma de fulfillment.
Qual o funcionamento do fulfillment?
Este processo favorece o empreendedor de lojas virtuais, uma vez que possibilita que mantenha o seu foco em comercialização, marketing e relacionamento com o cliente. E o estoque e logística são terceirizados.
Então, as etapas em que ocorre o processo de fulfillment são:
1ª Etapa: Estoque de produtos
O processo de estocagem dos produtos pode acontecer em depósitos próprios ou terceirizados. No caso de terceirização, os produtos são organizados e separados por empresa contratante do serviço.
Estes depósitos se localizam em locais estratégicos, que possibilita a redução do tempo de entrega.
Assim, os fornecedores dos produtos fazem a entrega diretamente no local em que se organiza o estoque. Entretanto, é de extrema importância que o empreendedor tenha controle efetivo dos produtos em estoque para não deixar faltar e nem ter em grande quantidade.
2ª Etapa: Separação dos produtos
Há quem acredite que esta etapa é a mais importante do processo, principalmente se você terceirizar. Afinal, o seu negócio é responsável pela entrega do produto que foi comprado. Saiba que os produtos devem ser bem cuidados, pois nada pode interferir na sua integridade.
3ª Etapa: Embalagem e empacotamento dos produtos
Quando você contratar uma empresa terceirizada essa é uma exigência que deve considerar na hora de fechar o negócio. As embalagens dos produtos devem ter adequação e de preferência, estarem personalizadas.
Quanto ao empacotamento, deve garantir que o produto não sofra nenhum tipo de dano no processo de transporte, principalmente quando for frágil e necessitar de maior atenção.
4ª Etapa: Transporte dos produtos
O transporte dos produtos precisa apresentar menor custo e rapidez de entrega. Dois motivos pelos quais interferem diretamente na contratação de uma empresa terceirizada de qualidade.
5ª Etapa: Pós-entrega dos produtos
O pós-entrega pode ser uma importante oportunidade para fidelizar o cliente, além de promover o marketing boca-a-boca. Mas, muitas empresas preferem terceirizar esta etapa incluindo nos outros processos.
Como o fulfillment pode ajudar no negócio?
Existem muitas vantagens de se utilizar o fulfillment no seu negócio, e assim, ajudar a prosperar de forma significativa. Entre elas tem-se:
- Reduzir custos de logística de entrega: as empresas que utilizam esta estratégia reduzem o preço do frete, principalmente se o cliente está muito longe da empresa;
- Rapidez e agilidade das entregas: as empresas que oferecem serviços de fulfillment procuram sempre automatizar os processos, tornando a entrega muito mais rápida;
- Reduz o tempo de entrega: o tempo de entrega é muito importante, uma vez que o cliente, quando compra um produto no e-commerce, fica apreensivo até receber, e avaliar se atendeu as expectativas;
- Descentraliza os estoques: além de possibilitar a redução de custos, a descentralização dos estoques garante a segurança necessária dos produtos;
- Garante a satisfação do cliente: consumidor satisfeito, é quando seu produto comprado chega intacto e no prazo combinado.
Utilizar esse método, pode contribuir muito com o seu negócio. Afinal, a credibilidade conferida pela estratégia, se reflete diretamente sobre o seu negócio.
Agora que você sabe o que é fullfillment, comece a adequar para o seu próprio negócio.