Muitas empresas estão voltando suas atividades para a sustentabilidade, além de valorizar o reaproveitamento das sobras de materiais. Por isso, hoje, nós vamos falar sobre o que é economia circular e quais os seus benefícios.
Sabe-se que o crescimento das empresas depende dos investimentos realizados em inovação, tecnologia e sustentabilidade. Desse modo, a economia circular vem justamente atender ao último quesito. Afinal, o equilíbrio do homem com a natureza se torna fundamental para a sustentabilidade do planeta.
O que é a economia circular?
Em suma, é uma maneira de organizar o modelo de produção que tem o intuito de realizar o retorno dos resíduos e das sobras de produtos para reaproveitamento no processo. E assim, formar o ciclo de renovação.
Sendo assim, as sobras não se desperdiçam e voltam a produzir novos materiais, evitando que haja depósito no ambiente.
Desta forma, a economia circular cria valor para a empresa, tanto no setor econômico quanto no social. Portanto, realiza ações como:
- Diminuir a retirada de recursos da natureza;
- Ampliar os processos de reuso e reciclagem;
- Aumentar o tempo de vida dos bens e materiais;
- Diminuir as perdas e desperdícios na cadeia de produção;
- Desenvolver a eficiência nos processos produtivos;
- Causar alterações na matriz energética;
- Aumentar a inovação como forma de viabilizar a economia circular;
- Incentivar o pagamento pelo uso e não pela propriedade;
- Propiciar o crescimento de atividades integradas.
Quais são os benefícios da economia circular?
Entre os principais benefícios gerados pela economia circular tem-se:
- Preservar a vida na terra e nos mares;
- Reduzir a contaminação e os riscos à saúde;
- Reduzir o desperdício que vira resíduo, que é descartado no meio ambiente. Além disso, visa aumentar a economia necessária das empresas;
- Diminuir a escassez dos insumos, facilitando a competição dos preços e o maior acesso aos produtos;
- Aumentar a inovação nas empresas, o que gera crescimento econômico e gera empregos. Assim, ajuda a reduzir as desigualdades;
- Aumento da cadeia de produção, e assim, inclui várias outras pessoas.
Quais os principais desafios para implementar a economia circular nas empresas?
Apesar dos inúmeros benefícios existentes na economia circular, ainda perduram vários desafios que precisam de superação. Entre eles tem-se:
Implantação de modelos de negócio disruptivos
Os modelos de negócio disruptivos tendem a fazer com que a economia circular entre em funcionamento de maneira mais rápida. Sendo assim, responde às necessidades da empresa.
Inexistência de regulamentação e de políticas públicas
A economia circular é uma novidade nas empresas. Portanto, precisa de regulamentação específica. Além disso, também é necessário ter políticas públicas para garantir a implantação de alternativas fundamentais para a prática.
Necessidade de mudar o mindset
A mentalidade do mercado precisa mudar e atender as novas demandas. Afinal, a economia circular é um processo bastante complexo, por isso, precisa de maiores atenções.
A partir da mudança de mindset, é possível que a cadeia produtiva se torne viável. Uma vez que os produtos usados retornam para a empresa e são transformados em novos produtos para comercialização.
Aumento de investimentos em inovação e tecnologia
É preciso que haja maiores investimentos em inovação e tecnologia, para fazer o reuso dos materiais e colocar no mercado de forma diferenciada. A tecnologia ainda é insuficiente para atender esta demanda, bem como, precisa atender as limitações técnicas dos materiais.
Você pode ver estes desafios como oportunidade para a implantação da economia circular. Desta forma, e possível a implementação e garantir para a empresa:
- Posicionamento da marca: os consumidores valorizam empresas que investem em sustentabilidade ambiental;
- Aumento do relacionamento com os clientes. Isso ocorre por meio da mudança de comunicação;
- Todas as ações envolvidas na economia circular, aumentam o valor agregado para a empresa;
- Estabelecimento de novas parcerias com o olhar diferenciado da empresa. Dessa forma, novos negócios passam a fazer parte do mercado.
Assim, a economia circular, é muito mais do que um modelo de negócio. Aliás, é muito mais do que uma proposta ambiental e sustentável. Na verdade, envolve a empresa como um todo, principalmente nos aspectos sociais e financeiros.
Dessa forma, se torna parte importante para a cultura que surge num momento de transformação digital. É a tecnologia e a inovação, voltada para a prática ambiental de redução de resíduos e reaproveitamento de materiais.