O que é cobrado de português nas provas militares?

Descubra!

Provas militares: descubra quais são os assuntos de português mais cobrados

Diversos são os tipos de provas de concursos e vestibulares que permitem o acesso dos candidatos selecionados à uma carreira militar. Entre as mais famosas, podemos citar aquelas do ITA, do IME, da ESA e da EsPCEx.

Contudo, o que todas as provas militares têm em comum é a dificuldade: esses concursos são conhecidos em todo o país por serem muito concorridos e por exigirem muita preparação de seus candidatos.

Para quem quer fazer uma prova militar, a matéria de português é extremamente importante, uma vez que questões de português aparecem em grande quantidade e representam parte muito significativa da nota total do candidato.

Desta maneira, para te ajudar, o artigo de hoje vai te mostrar quais são os tópicos mais cobrados dentro da prova de português dos concursos e dos vestibulares militares. 

Gramática

A gramática é um tópico abordado com frequência pelas provas de português dos concursos e dos vestibulares militares. Diversos são os assuntos de gramática abordados pelas questões. Porém, podemos afirmar que aqueles que aparecem com mais frequência são:

  • Semântica: parte da gramática que é responsável por estudar o significado dos termos em determinado contexto. 
  • Morfologia: tópico da gramática responsável por estudar a classificação e a formação das palavras.
  • Fonética e fonologia.
  • Regência verbal e nominal.

Interpretação de texto

A maioria das provas militares avaliam a habilidade de interpretação por parte do candidato.

A melhor maneira de treinar a sua habilidade de interpretação de texto é ler com frequência, uma vez que o hábito da leitura irá aprimorar a sua compreensão de frases complexas e a sua capacidade de sintetizar os aspectos mais importantes daquilo que foi lido. 

Redação

A redação está presente na grande maioria das provas militares. Normalmente, pede-se que o candidato elabore um texto de, no mínimo, 20 linhas e de, no máximo, 30.

Para escrever um bom texto, você deverá possuir um bom conhecimento da gramática da língua portuguesa, uma vez que cerca de 20% da nota da sua redação é atribuída com base no seu uso da língua.

Você também deverá desenvolver argumentos sólidos para defender o seu ponto de vista. Lembre-se, por fim, que o seu texto deve ser dividido em introdução, desenvolvimento e conclusão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.