Enem: O que é arte contemporânea?

Existe uma resposta geral para a pergunta “o que é arte contemporânea?”, entretanto também há uma definição mais específica.

A resposta geral é surpreendentemente simples: arte contemporânea significa a “arte que foi e continua a ser criada durante nossas vidas”. Em outras palavras, é contemporâneo para nós, espectadores.

O problema com essa resposta, é claro, é “contemporâneo” pode variar com a idade da pessoa. Se você tem 96 anos, há uma certa sobreposição entre a arte “Contemporânea” e “Moderna” em sua vida – daí a necessidade de uma resposta específica.

Arte Contemporânea x Arte Moderna

Aqui estão duas boas regras básicas para distinguir entre os dois:

  • Arte moderna é a arte dos impressionistas (digamos, por volta de 1880) até os anos 1960 ou 1970.
  • Arte Contemporânea é a arte dos anos 1960 ou 1970 até hoje.

O ano de 1970 é o ponto de corte por dois motivos. Primeiro, foi por volta de 1970 que os termos “Pós-moderno” e “Pós-modernismo” apareceram, significando que o mundo da arte estava farto de Arte Moderna e algo novo e substancialmente diferente havia chegado.

A outra razão é que 1970 parece marcar o fim dos movimentos artísticos facilmente classificados. Se você comparar um esboço de Arte Moderna com um esboço de Arte Contemporânea, notará que há muito mais entradas nas listas anteriores, apesar do fato de que a Arte Contemporânea desfruta de muito mais artistas trabalhando fazendo muito mais arte. Isso é possivelmente porque os artistas contemporâneos estão trabalhando principalmente em “movimentos” que não podem ser facilmente classificados.

Embora a classificação possa ser difícil, a arte contemporânea coletivamente é muito mais socialmente consciente do que qualquer outra era da arte. Muita arte, especialmente desde o final dos anos 1980, tem sido conectada a uma questão contemporânea ou outra: feminismo , multiculturalismo, globalização, bioengenharia e conscientização sobre a AIDS , por exemplo.

A Arte Moderna, por outro lado, foi definida como o ponto em que os artistas se sentiram à vontade para:

  • confie em suas visões internas
  • expressar essas visões em seu trabalho
  • usar a vida real (questões sociais e imagens da vida moderna) como fonte de assunto
  • experimente e inove com a maior frequência possível

Falamos mais sobre a Arte Moderna em um post específico – Semana de Arte Moderna: Entenda o que foi

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.