O que cai na prova do concurso PM RJ?

Confira aqui o que precisa estudar para a prova do concurso PM RJ

O concurso para a Polícia Militar do Rio de Janeiro (PM RJ) é um dos mais procurados pelos concurseiros, devido à estabilidade e segurança oferecidas pela carreira.

Por isso, é fundamental saber quais são os temas que caem na prova. Assim, este texto pretende ajudar você a se preparar da melhor forma possível para o certame, apresentando as principais disciplinas cobradas, bem como os assuntos mais recorrentes em cada uma delas.

Dessa forma, o candidato poderá identificar quais são as suas principais dificuldades e se preparar de forma mais eficaz para o concurso da PM RJ. Acompanhe a leitura e saiba mais!

O que deve cair na prova do concurso PM RJ?

A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PM RJ) é uma das corporações mais requisitadas nos concursos públicos de segurança pública. A seleção para a carreira na PM RJ exige do candidato um estudo criterioso das disciplinas previstas no edital.

Além disso, a elaboração da prova da Polícia Militar do Rio de Janeiro é composta por questões de múltipla escolha, e na correção são aplicadas cotas de acertos e alguns critérios de desempate, como tempo de serviço militar, idade e nível de escolaridade.

Com uma remuneração atrativa e boas condições de trabalho, a carreira na PM RJ é uma ótima opção para aqueles que desejam seguir a área de segurança pública.

Sendo assim, veja a seguir, mais detalhes a respeito das etapas e disciplinas cobradas nas provas do concurso PM RJ.

concurso PM RJ- Reprodução Canva
concurso PM RJ- Reprodução Canva

Prova Objetiva:

O concurso para a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro é bastante concorrido e a prova objetiva é uma das etapas mais importantes para selecionar os futuros policiais. A prova é composta por 50 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas cada e apenas uma resposta correta.

As disciplinas cobradas na prova objetiva são: Língua Portuguesa, Matemática Básica, Noções de Direitos Humanos, Noções de Direito Administrativo e Legislação Aplicada à PMERJ e Noções de Direito Penal e Processual Penal.

Ademais, é importante destacar que cada disciplina terá o mesmo peso na avaliação final do candidato.

Será avaliado o conhecimento do candidato na língua portuguesa, em matemática básica e em direitos humanos, além da compreensão sobre os direitos e deveres de um policial militar, a legislação aplicada à PMERJ, o direito penal e o processo penal.

Para conseguir uma boa pontuação na prova objetiva, é fundamental que o candidato tenha um bom planejamento de estudos, com foco em cada uma das disciplinas cobradas, além de muita dedicação e estudo constante.

Prova Discursiva:

A prova discursiva do concurso da Polícia Militar do Rio de Janeiro deverá consistir na produção de um texto dissertativo que deverá ter entre 25 e 30 linhas. Você deve desenvolver este texto em um formulário específico, fornecido pelo fiscal da prova, que será a Folha de Respostas.

Ademais, você deve preencher este documento com atenção especial para destacar o canhoto que contém seus dados pessoais. Para assegurar a desidentificação necessária para a correção.

O critério de avaliação da prova se baseia em três aspectos: formal, textual e técnico. O aspecto formal avalia a capacidade do candidato em dominar a norma culta da língua portuguesa, incluindo registro formal, entre outros.

Ademais, o aspecto textual irá avaliar o respeito à estrutura da tipologia textual solicitada. Além de paragrafação, uso adequado de conectivos, elementos anafóricos e observância da estrutura sintático-semântica dos períodos.

Enquanto o aspecto técnico avalia a capacidade do candidato em atender a proposta temática, selecionar e organizar argumentos coerentes para fundamentar a tese. Apresentando progressão temática clara, propriedade vocabular e apropriação produtiva e autoral do recorte temático.

Conclusão

Se preparar para a prova do concurso PM RJ não é uma tarefa simples. Assim, é preciso sempre se atualizar sobre as últimas mudanças e tendências da área de segurança pública. Além de ter um bom conhecimento em áreas como Direito, Português e Matemática.

Ademais, para se sair bem no certame, é importante estudar com antecedência e seguir um plano de estudos bem definido, buscando materiais confiáveis e atualizados. Também é fundamental estar atento às exigências do edital e ao perfil da banca examinadora. E isso pode ser feito por meio de pesquisas na internet e análise dos editais anteriores.

Além disso, é necessário manter o foco e a disciplina durante toda a preparação. Lembrando sempre que o esforço dedicado aos estudos é o que garante melhores resultados na prova do concurso PM RJ.

Comece já a se preparar para as provas do concurso PM RJ e garanta a tão sonhada vaga nesta renomada instituição!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.