O Período Joanino: resumo para a sua prova!

O Período Joanino: um resumo com tudo o que você precisa saber!

O Período Joanino é um importante período da História do Brasil. Isso se deve ao fato de que com a chegada da família real ao Brasil, o país sofreu diversas mudanças em suas estruturas e em sua economia. 

Dessa forma, essas mudanças são extremamente exploradas pelas provas nacionais, principalmente pelos vestibulares e pela prova do ENEM, que podem trazer o Período Joanino em suas questões.

Assim, é fundamental que você domine as principais características desse assunto para garantir um bom desempenho nas suas provas.

O Período Joanino correspondeu ao período do Brasil ainda não dependente de Portugal. Mais especificamente, ocorre entre os anos de 1808 e 1821.

O nome joanino é uma referência ao rei D. João VI, que fugiu de Portugal com toda a família real para o Brasil e passou a exercer seu reinado em terras brasileiras.

O Período Joanino: Introdução

O Período Joanino se inicia com a fuga da família real portuguesa para o Brasil. Mais ou menos 15 mil pessoas fugiam das tropas de Napoleão Bonaparte que invadiam o país.

Bonaparte queria castigar o país devido à violação do Bloqueio Continental, instaurado em 1806.

O Bloqueio obrigava todos os países da Europa a não manterem relações comerciais com a Inglaterra. Aqueles que não obedecessem ao Bloqueio Continental teriam o seu país invadido.

Porém, Portugal continuou seus comércios com a Inglaterra, quebrando o Bloqueio e, dessa forma, sofrendo as consequências.

De forma desesperada e com medo da força de Napoleão, D. João VI assinou um decreto que transferia a sede da monarquia lusitana para o Brasil.

Além disso, as relações comerciais com a Inglaterra seriam mantidas também em terras brasileiras.

O Período Joanino: Economia

Em 1808, D. João VI institui uma lei que permitia a abertura dos portos brasileiros à nações que mantinham relações amistosas com Portugal, inclusive a Inglaterra, que seria beneficiada com tarifas alfandegárias especiais.

Dessa forma, o Período Joanino também coloca fim ao Pacto Colonial, que previa a exclusividade das relações comerciais de Brasil com sua metrópole Portugal.

Assim, a economia brasileira sofreu um grande avanço, com o aumento das suas importações.

O Período Joanino: Mudanças

Porém, a economia não foi o único segmento que sofreu grandes mudanças.

Com a chegada da família real, a capital Rio de Janeiro sofreu diversas alterações para melhor acomodar a corte portuguesa.

D. João investiu também em obras de caráter público, com a criação do Jardim Botânico, da Casa da Moeda e do Banco do Brasil.

Além disso, foi no período joanino que a primeira universidade brasileira foi criada, na Bahia, e a primeira academia de Belas Artes.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.