Topo do funil de vendas – a busca pelo lead
O topo do funil de vendas é onde se encontra o cliente em potencial, uma vez que ele chegou ao site da empresa por meio dos conteúdos de divulgação. Sendo assim, a empresa oferece um conteúdo em troca de alguma informação pessoal, por exemplo. Transformando esse cliente em um lead. Uma ação comum dentro dessa etapa é oferecer um e-book por meio de um endereço de e-mail.
Por isso, é importante que as empresas mantenham o conteúdo atualizado dentro das suas estratégias de marketing e vendas.
Meio do funil – a oportunidade de qualificar o cliente em potencial
No meio do funil o cliente que ainda é um visitante já adquiriu o conteúdo gratuito disponibilizado pela marca, sendo assim, se tornou um lead. Sendo assim, nessa etapa o cliente em potencial já tomou consciência do problema e das possíveis soluções. Para a empresa é a fase de nutrir o lead e qualificá-lo.
Fundo do funil – a argumentação da empresa na decisão de compra
Na etapa do fundo do funil, o cliente toma a decisão de compra. Sendo assim, é o momento de reforçar ao lead os benefícios da sua empresa. Por isso, é o momento de validar estrategicamente o custo-benefício da empresa.
As empresas trabalham as etapas de funil de vendas através das diversas estratégias da área de Marketing Digital. Portanto, no mercado atual é fundamental que as empresas analisem o funil de vendas da sua marca para que tenha mais assertividade na argumentação e fechamento de negócios.