O comportamento da importação de BI: fertilizantes e vacinas
O comportamento da importação de BI foi alterado pela demanda de fertilizantes e vacinas, segundo o Banco Central. Saiba mais!
As importações classificadas como bens intermediários compõem um grupo heterogêneo, nem todo ele usado como insumo na produção industrial, explica o Banco Central do Brasil (BCB) em divulgação oficial.
O comportamento da importação de BI: fertilizantes e vacinas
Em particular, duas categorias de produtos com pouca importância como insumo da indústria e especialmente afetadas pela pandemia ajudam a explicar o comportamento da importação de BI no período: fertilizantes e vacinas, informa o Banco Central do Brasil (BCB).
Os valores importados de fertilizantes e vacinas foram os maiores da série histórica
Conforme informações do Banco Central do Brasil (BCB), em 2021, os valores importados de fertilizantes e vacinas foram os maiores da série histórica. O forte crescimento na compra de vacinas está associado diretamente ao esforço de controle da Covid-19.
O cenário prospectivo favorável para a produção de commodities agrícolas
Já o aumento do volume importado de fertilizantes reflete o cenário prospectivo favorável para a produção de commodities agrícolas e o acúmulo precaucional de estoques, diante das dificuldades de elevação da oferta e das incertezas sobre a continuidade do fornecimento desses produtos por países importantes.
A forte elevação nos preços de gás natural
De acordo com o Banco Central do Brasil (BCB), o aumento do valor importado de fertilizantes também reflete cenário de preços internacionais altos, influenciado por forte elevação nos preços de gás natural, importante insumo na fabricação de fertilizantes, especialmente os nitrogenados.
O volume de importações de BI
O Banco Central do Brasil (BCB) compara a série original do volume de importações de BI com outra que exclui desse grupo as vacinas e fertilizantes. Parte significativa do crescimento das importações de BI visto no segundo semestre de 2021 é explicada por esses dois produtos. No entanto, eles não são suficientes para explicar o descolamento entre importações de BI e produção industrial, informa o Banco Central do Brasil (BCB).
Importações de insumos e produção industrial
Alguns produtos classificados como bens intermediários na importação podem não ser propriamente insumos para a indústria local. Assim, como medida alternativa ao volume de importação de bens intermediários, foi calculado um índice com base na estrutura da matriz de insumo-produto (MIP) de 2015, informa o Banco Central do Brasil (BCB) em documento divulgado recentemente na sua plataforma (março/2022).
Fonte de informações relevantes para o cidadão
Acesse o site oficial do Banco Central do Brasil (BCB) e confira essas informações de forma integral. Além disso, o Banco Central do Brasil (BCB) divulga de forma periódica diversos dados relevantes para a economia de forma abrangente, sendo uma fonte de informações relevantes para o cidadão.