O atendimento ao cliente é uma área das empresas que deve ser revista mediante as necessidades do cliente atual e a inconstâncias do mercado. Por isso, é muito importante que o atendimento ao cliente seja mais do que um setor, sendo um conceito das empresas para que todos que possuem algum tipo de contato com cliente tenham a clareza sobre a objetividade do negócio e as entregas que fazem ao cliente. Isso porque o cliente deve ser atendido em todas as suas demandas e em todos os contatos.
Sendo assim, é importante que a gestão da empresa passe esse valor aos demais, de modo que o atendimento seja um conceito além de uma área, sendo um conceito na rotina de todos, de modo que o valor gerado ao cliente seja uma objetividade holística.
Por isso, cada vez mais as empresas investem em reuniões brainstorming visando a quebra de barreiras entre as áreas e clarificando esse conceito de que todos estão a serviço do cliente, independentemente do seu setor ou nível na empresa.
Sendo assim, a união das áreas de vendas e marketing pode ajudar muito nesse conceito, já que se refere a uma formalização sobre as entregas ao cliente. Por isso, muitas empresas na atualidade Já possuem um setor de Smarketing ou vendarketing, bem como, conceitos como o devops classificam essa ideia na empresa. Já que as entregas aos clientes são o principal motivo dos projetos.
Por isso, cada vez mais é importante que a empresa invista no seu setor de atendimento através de melhorias nos processos e sistemas inovadores. Porém, o atendimento deve estar fundido como um objetivo de todas as áreas, independentemente do contato com o cliente.
Dessa forma, todos se comprometem com os objetivos e melhoram a maneira como se direcionam ao cliente. Uma vez que através da análise da persona, é possível que todos entendam as necessidades desse cliente, assim sendo, todos se comprometem dentro da sua área e a empresa se torna um diferencial competitivo.