Guerras Médicas: O que pode ser cobrado no Enem

As Guerras Médicas fizeram parte de um dos períodos mais importantes da história da civilização. Por isso, tornou-se tema recorrente de vestibulares e do Enem “Exame Nacional do Ensino Médio” 

Dessa maneira, ficar ligado no assunto pode ser de grande valia na preparação para as futuras avaliações, acompanhe o artigo e fique por dentro!

Contexto histórico das Guerras Médicas

Nos séculos IV e V a.C. o povo persa habitava a região da Mesopotâmia e começaram um processo de expansão territorial, através de investimento e batalhas realizadas por reis para alcançar a ampliação e conquista de novos povos.

Em meio a esse contexto, algumas figuras ficaram muito conhecidas nesse processo de conquistas, são eles:

  • Ciro, o Grande 
  • Cambises I e II 
  • Dario I

Eles lideraram diversas ações de ampliação e por consequência fortaleceram o povo persa. No entanto, quando o exército persa foi chegando próximo à Grécia, a expansão começou a declinar. 

Em síntese, no início houve uma relação amigável entre os povos. Contudo, por conta dos desejos persas de ampliação, os gregos montaram um movimento de resistência. 

A partir daí, surgiram conflitos locais com a participação de aqueus, jônios, dórios, eólios, e o Império Persa em meados do século V a.C. dando início as Guerras Médicas. 

Entretanto, os gregos não se organizaram militarmente como os persas, desse modo, muitos civis acabaram participando dos combates. 

Por isso, os historiadores colocaram o nome do conflito de Guerras Médicas. Pois, grande parte do povo que participou acabou sendo denominado como medo-persas.  

Primeira Guerra Médica

Conhecida popularmente como Período de Dario, um rei persa que liderou o exército durante a invasão à Grécia. 

A Primeira Guerra Médica teve como grande marco a Batalha de Maratona em 490 a.C., onde os persas tinham um grande exército, mas acabaram derrotados pelos gregos. 

Segunda Guerra Médica

Também conhecido como Período de Xerxes, a cidade de Delos tinha um enorme receio que os persas começassem uma batalha com seu povo. 

A partir daí, criaram a liga de Delos, para o fortalecimento do exército. O período também ficou marcado pelos constantes ataques à Grécia. 

Todavia, assim como Dario, Xerxes foi derrotado na Batalha de Salamina, encorajando a assinatura do Tratado de Susa. 

Dessa maneira, a Grécia ganha status de potência para os persas, e passam a dominar as terras da Ásia Menor. Era o início da decadência de expansão do Império Persa. 

Guerra do Peloponeso

Com o fim das Guerras Médicas, era esperado um período de paz entre os povos, contudo, isto não aconteceu, com a decadência do Império Romano, os gregos passaram a ser reconhecidos no mundo todo. 

Além disso, a cultura grega era muito diversa e por isso acabou marcada por enormes disputas que acabaram resultando em um processo de transformações de suas relações. 

Em síntese, uma guerra civil começou no país, denominada como Guerra do Peloponeso. Houve então o fortalecimento da Liga de Delos e Atenas passou a controlar os recursos para benefício próprio, sem levar em conta os objetivos da confederação. 

Em contrapartida, Esparta cria a Liga do Peloponeso para lutar contra Delos e frear a construção de um exército que lutava pelos objetivos de Atenas. 

E então, gostou de saber mais sobre as Guerras Médicas? 

Não deixe de ler também – Tiradentes: Por que você precisa conhecê-lo para o ENEM

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.