Nutrir Leads – O que é isso?
Muitas vezes o cliente demonstra interesse em comprar seus produtos, entretanto essa compra não é efetivada. Isso pode ter várias razões:
- Orçamento esgotado;
- Prioridades diferentes do produto escolhido;
- Compra em concorrente;
- Produtos similares no mercado;
- Entender que não precisa, uma vez que o produto não lhe parece ser parte de uma solução.
Clientes em potencial
Cada situação dessas trata-se de Leads, pois são clientes que mostram potencial de compra, porém não estão prontos para efetivar essa compra agora, entretanto, podem comprar a qualquer momento.
Nutrir os leads, de forma sucinta, é educar esse cliente para que quando ele pense em comprar esse produto novamente, pense na sua marca.
Como posso nutrir os leads?
Como tudo dentro do marketing digital, não existe um padrão para tal. As ações precisam ser alinhadas às necessidades da marca, assim como não existe somente uma ação, e sim um conjunto delas.
Objetivos das ações de marketing digital
Os objetivos das ações que visam nutrir os leads são:
- Agregar valor à sua marca;
- Gerar credibilidade junto ao lead;
- Manter a sua marca como uma opção em potencial para esse lead;
- Ser um diferencial competitivo.
Educar o cliente gerando valor à marca
Conforme falamos anteriormente, não há um padrão para esses objetivos, entretanto, para educar o cliente quanto a sua marca, é necessário:
- Passar informações para ele;
- Criar interesses nos leads para que a sua marca seja agregada a algo positivo;
- Criar um blog dentro do seu site é uma opção viável no quesito educar o cliente;
- Enviar e-mails com produtos similares e preços variados, etc.
Entretanto, nutrir os leads é também nutrir a sua empresa e gerar valor à sua marca. Sendo assim, é um relacionamento com o cliente em potencial que melhora a qualidade da sua marca como um todo.