MEC divulga RESULTADO lista de espera do SISU 2023: Saiba como consultar os resultados online!

Nesta segunda-feira, 10 de julho de 2023, o Ministério da Educação (MEC) tornou público o aguardado resultado da lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o processo seletivo do segundo semestre. Os candidatos interessados têm a possibilidade de consultar o resultado de forma online, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior – Sisu.

Ao acessar a plataforma, os estudantes devem realizar a busca selecionando a instituição, local de oferta, curso e grau e turno desejados. Este é um marco importante na jornada de muitos estudantes que sonham em ingressar no ensino superior público do país.

Como funciona o processo de convocação da lista de espera?

O MEC inicia a convocação dos candidatos por meio da lista de espera a partir do dia 10 de julho. Vale ressaltar que este processo é exclusivo no site da instituição de ensino superior escolhida pelo candidato. Na lista de espera, as instituições convocam os estudantes para efetuar a matrícula nas vagas ainda disponíveis após a divulgação do resultado da chamada regular do Sisu.

O que é o SISU?

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é uma plataforma que reúne as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior em todo o Brasil. Participam do processo seletivo vigente a maioria das instituições federais, como universidades e institutos. A inscrição é gratuita e efetuada, exclusivamente, pela internet, através dos serviços digitais do Governo Federal (gov.br). O Sisu é aberto a todos os estudantes que participaram da edição mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), antes do processo seletivo do Sistema.

Como se inscrever no próximo SISU?

A inscrição para o Sisu é gratuita e feita de forma online, por meio dos serviços digitais do Governo Federal. Os estudantes interessados em participar devem ter prestado a última edição do Enem. As datas de inscrição são divulgadas pelo MEC e geralmente ocorrem duas vezes ao ano. Fique atento ao cronograma para não perder a oportunidade de concorrer a uma vaga no ensino superior público do país.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.