Nubank vai oferecer empréstimo para ESTE GRUPO. Veja como vai funcionar

Ideia do banco é ampliar o seu portfólio para as pessoas que possuem pequenas empresas. Veja como vai funcionar empréstimo

Por meio de um comunicado, o Nubank anunciou nesta semana que vai ampliar a oferta de crédito para os seus clientes. A ideia agora é oferecer empréstimos para pessoas jurídicas (PJs) sem garantia. Ao todo, cerca de 4 milhões de pessoas poderiam ser atendidas por este crédito.

A maior parte das pessoas que estão dentro do sistema do Nubank na modalidade de PJs, se encaixa dentro da lógica das micro e pequenas empresas, que possuem faturamento de até R$ 5 milhões por ano.

O que diz o Nubank?

De acordo com o banco, a ideia dessa ampliação do portfólio, é atender as pessoas que normalmente encontram dificuldade para conseguir empréstimos no Brasil.

“É muito difícil conseguir crédito como pequena empresa; como MEI, então, é impossível. Historicamente, os empreendedores pegam dinheiro na pessoa física”, declarou Livia Chanes, CEO do Nubank no Brasil, em encontro com jornalistas.

“Enxergamos que temos um modelo de negócio mais eficiente, podemos passar nosso aprendizado de gestão de crédito para pessoa jurídica e para organizar a vida financeira no geral”, completou Chanes.

PJ no Nubank

Oficialmente, o Nubank começou a operar com PJ ainda no ano de 2019. Naquela ocasião, a opção foi pelo lançamento de uma conta corrente. Hoje, a avaliação do próprio banco é de que um em cada quatro clientes já são empreendedores em algum nível.

“Somos a instituição financeira com mais contas para pessoas jurídicas abertas no Brasil”, disse a executiva a jornalistas”, disse Chanes.

Número de PJs abertas no Nubank

  • 2019 – 50 mil contas;
  • 2022 – 2,5 milhões;
  • 2023 – 3,5 milhões;
  • 2024 – 4 milhões (até aqui).

Diante do crescimento deste público, o Nubank vem tentando aumentar os serviços. Desde então, já foram lançadas vantagens como o cartão de débito e crédito, transferência de limite entre as contas PF e PF, pagamento por aproximação via aplicativo e investimentos.

“O Brasil é um país de economia volátil, o que torna o negócio PJ muito difícil. O nosso jeito de fazer crédito para pessoa física, nossa mecânica proprietária, é exportável para a pessoa jurídica. Temos índices de inadimplência baixos no cartão de crédito. É um negócio novo para nós, não estamos com o jogo ganho”, afirmou a executiva.

Vale frisar que o Brasil é o único país onde o Nubank atua com o operação de pessoa jurídica. Nos outros dois mercados (México e Colômbia), este procedimento está em fase de testes.

Nubank vai oferecer empréstimo para PJs. Veja como vai funcionar
Nubank decidiu apostar suas fichas nas pessoas jurídicas. Imagem: Reprodução

Detalhes sobre o empréstimo

Ainda não está claro quais serão as taxas que serão cobradas dentro do empréstimo do Nubank para pequenas empresas. O que se sabe até aqui é que a promessa é de que a precificação vai depender necessariamente da leitura de risco, que será feita com base na movimentação da conta, além de outras variáveis.

Também já se sabe que a primeira linha de empréstimo a ser liberada é a capital de giro que, como dito, não terá garantia. O banco afirma que se trata de um processo gradual cercado de testes. A depender do desempenho, o Nubank poderá passar a oferecer outras linhas com garantia.

“Abrir uma conta PJ hoje é custoso, burocrático, e dali a alguns anos a empresa pode quebrar. Para o banco, isso fica insustentável. A base do Nubank é tão grande que, para a gente, fica quase residual. É mais sobre convencer os clientes que estão dentro a abrir conta PJ do que trazer novos clientes de fora, porque o custo de aquisição (CAC) é quase zero e podemos transferir isso para a oferta de crédito mais barato”, comentou Chanes.

É um negócio bom porque, com todas as limitações de acesso ao crédito, as pequenas e médias empresas representam de 30 a 35% do pool de lucro da indústria financeira. Fizemos pesquisas com donos de negócios e a segunda principal razão para um empresário escolher um banco é ter conta PJ”, completou ela

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.