Nubank: limites diferentes do cartão de crédito

Nubank: por que cada pessoa recebe um limite diferente do cartão de crédito

O cartão de crédito é uma das principais ferramentas do mercado financeiro no Brasil. Devido a sua grande difusão na sociedade, muitas pessoas têm dúvidas sobre a ferramenta. Dentre as dúvidas de quem utiliza o cartão de crédito, as questões de limite sempre vem à tona.

Para compreender por que cada pessoa recebe um valor de limite diferente, é muito importante entender também como funciona o próprio limite do cartão. Além deste ponto, é importante saber o que as instituições financeiras levam em consideração na hora de fornecer uma quantia pré-aprovada para cada cliente. Descubra, a seguir, porque cada pessoa tem um limite do cartão de crédito diferente.

Como funciona o limite do cartão de crédito?

Para saber como funciona o limite do cartão de crédito primeiramente é necessário entender o funcionamento do cartão. A ferramenta funciona como um tipo de empréstimo que dura, geralmente, um mês. O empréstimo é realizado por uma instituição financeira, que pode ser utilizado para realizar compras, sendo essas à vista ou parceladas.

Ao fim do prazo da fatura, é necessário pagar por estes gastos. Deve-se lembrar sempre de realizar os pagamentos dentro do prazo, portanto, antes da data de vencimento da conta. Caso a conta seja paga em atraso, serão cobrados juros em cima do valor devido.

O limite do cartão de crédito é o valor máximo que a instituição financeira libera para o cliente usar como empréstimo. Vale dizer que, em compras parceladas, o valor total da compra será cobrado no seu cartão, e não só o valor da parcela.

Por exemplo: se você fez uma compra de R$ 300 e parcelou em três vezes de R$ 100, é a quantia total de R$ 300 que será cobrada do seu limite. Em outras palavras, quem tem um limite de R$ 500 e faz uma compra de R$ 300, fica com R$ 200 disponível no cartão. O valor será restabelecido conforme os pagamentos forem efetuados mensalmente.

Limites diferentes para cada pessoa

Os limites diferem para cada contratante porque a instituição financeira precisa ter um nível de confiança para saber se a pessoa que está recebendo o dinheiro é capaz de manter os pagamentos em dia. Existem alguns fatores que diminuem esse grau de confiança e dificultam o acesso ao cartão, estes são:

  • Ter nome negativado, isso acontece, por exemplo, se houver atraso no pagamento de contas ou inadimplência de uma dívida;
  • Comprovação de renda, é importante ter em mente que, para ter um limite maior, é preciso demonstrar que você vai conseguir pagar as faturas;
  • Histórico de dívidas, quem já teve o nome sujo irá encontrar mais dificuldade para conseguir um aumento de limite;
  • Ter Score baixo, o Score é um indicador do seu perfil financeiro definido pelo Serasa.

Todos esses fatores indicam quanto a instituição pode confiar no cliente que deseja ter crédito. É por isso que uma pessoa que ganhe menos do que você pode ter um cartão com limite maior. A junção dos fatores da análise de crédito é que vai tomar essa decisão de acordo com os algoritmos.

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