Uma das instituições financeiras mais populares do país atualmente, o Nubank nasceu em 2013. De lá até aqui, milhões de brasileiros se tornaram clientes do grupo. Mas o fato é que este sucesso também chama a atenção de criminosos, que desejam se aproveitar para aplicar golpes.
É justamente neste sentido, que o Nubank decidiu emitir um comunicado sobre um assunto específico: a rede de contato pelo WhatsApp. Afinal de contas, o banco entra em contato com os seus clientes por meio deste aplicativo de troca de mensagens? O que o cidadão deve fazer para entender se a mensagem é real?
O Nubank tem Whatsapp?
De acordo com informações do próprio banco, a resposta é sim. O Nubank tem um WhatsApp e ele pode ser usado para contatar alguns clientes. “Nossos canais oficiais de atendimento são o chat, e-mail e telefone, e também interagimos com nossos seguidores nas redes sociais, incluindo o WhatsApp”, diz o comunicado.
De todo modo, o banco alerta que este número de WhatsApp é usado apenas para algumas “comunicações pontuais” e para “realização de negociação de dívidas”. Assim, é possível afirmar que este WhatsApp não serve como um canal de atendimento ao consumidor.
“Caso precisem de ajuda, nossos clientes têm à disposição outros canais de atendimento, como o chat do aplicativo, nosso telefone e e-mail, que funcionam 24 horas por dia, sete dias da semana”, diz a empresa.
Quando o Nubank entra em contato pelo Whatsapp
Ainda tomando como base o comunicado do banco, é possível afirmar que o Nubank pode usar o WhatsApp para contatar o cliente apenas nos seguintes casos:
- Envio de conteúdos relacionados a educação financeira;
- Envio de conteúdos sobre como nossos produtos funcionam;
- Contatos pontuais para auxiliar clientes durante um processo de negociação de dívida com a gente.
Como saber se o contato é o do Nubank
Existem maneiras de descobrir se a mensagem que chegou até você foi mesmo enviada pelo Nubank. Para tanto, basta confirmar se o perfil de envio conta com o ícone verde, que significa que se trata e uma conta verificada.
Existem alguns casos de contato em que o cidadão pode entender de imediato que se trata de uma tentativa de golpe. Em nenhuma hipótese, por exemplo, o Nubank vai usar o WhatsApp para solicitar código para autenticação de dois fatores, número da sua conta, dados de transações financeiras ou número de cartão de crédito.
“Também não pedimos para que os clientes realizem alguma operação como baixar um app ou enviar um Pix para anular uma transação. Se alguém te pedir por isso, tome cuidado: é golpe”, diz o comunicado.
“O Nubank também não pede pagamentos antecipados para a liberação de empréstimo ou cartão de crédito via WhatsApp ou qualquer outro canal. Recebeu alguma mensagem oferecendo aprovação imediata em troca de um pagamento ou pedindo para que você clique em links? Bloqueie o número imediatamente”, segue o comunicado.
Se você recebeu algum contato pelo WhatsApp e está na dúvida sobre a veracidade do mesmo, a principal dica é não responder e entrar em contato com o Nubank através dos canais oficiais.
Como contatar da maneira correta?
Mas afinal de contas, como é possível contatar o Nubank da maneira correta, sem correr riscos de passar por um golpe ou fraude em sua conta? Esta verificação pode ser feita através do chat da empresa que pode ser acionado no próprio aplicativo oficial do banco. Veja no passo a passo abaixo:
- Na tela inicial do app do Nubank, toque no ponto de interrogação (parte superior direita da tela);
- Depois, vá em “Entrar em contato” e clique em “Conversar pelo chat’;
- Agora é só descrever seu problema ou dúvida em uma única mensagem, que nosso time conseguirá te ajudar da melhor forma.