O Nubank é um dos maiores bancos digitais do mundo em número de clientes, somando 75 milhões de contas no total apenas no Brasil. Além disso, o banco lançou em 2019 a modalidade de conta para pessoa jurídica, que hoje já soma cerca de 3 milhões de clientes da fintech.
No entanto, das 72 milhões de contas restantes, cerca de 10 milhões pertencem a empresários, que poderiam abrir contas na modalidade PJ no Nubank, de acordo com Livia Chanes, líder das operações do banco digital no Brasil.
“Quando os clientes abrem a conta PJ conosco, nossa relação com eles melhora”, afirma Chanes. A executiva também observou que existe uma demanda por parte desses clientes empresários, que desejam possuir a conta de sua empresa no mesmo banco em que possuem a conta corrente de pessoa física. “Então primeiro queremos resolver o problema de quem está dentro de casa“, completou.
Sendo assim, o Nubank se vê diante de 10 milhões de novos clientes em potencial. Além disso, o custo de aquisição destes clientes fica muito menor, em comparação com a situação que o banco teria de investir em marketing para conseguir novos clientes.
Ainda segundo Chanes: “Também por já serem meus clientes é que consigo passar benefício de preço“. Inclusive, um cliente empresarial, que possui conta de pessoa jurídica, tende a realizar de duas a cinco vezes mais transações do que uma conta na modalidade pessoa física.
A conta de pessoa jurídica do Nubank teve um crescimento acelerado nos últimos 12 meses, aumentando em um milhão de clientes nesse período, o que representa um aumento de 60%. Sendo assim, este tipo de conta chegou aos 3 milhões atuais que foram citados anteriormente.
Sobre os objetivos do Nubank para 2023, Livia Chanes afirma: “Não colocamos metas, mas nós nunca queremos crescer menos“. Com isso, é possível concluir que a expectativa do banco é de chegar a, pelo menos, 4 milhões de contas PJ até 2024.
A conta PJ do Nubank foi criada em 2019, e em um primeiro momento, apenas era destinada ao microempreendedor individual (MEI). No entanto, ao longo dos anos o modelo de conta foi sendo aprimorado, podendo agora atender empresas com múltiplos administradores.
No entanto, das 3 milhões de contas PJ do Nubank hoje, cerca de 76% são de MEIs, o que mostra que a modalidade ainda domina este tipo de conta do banco digital. A conta PJ da fintech pode ser aberta de maneira totalmente digital, e oferece cartão de débito e crédito aos clientes sem cobrança de anuidade, assim como não cobra tarifas para valores recebidos via Pix.
Com relação ao Pix, cerca de 91% das contas PJ do Nubank recebem dinheiro através deste método de pagamento, sendo que já somam mais de 3,5 milhões de chaves de pessoas jurídicas cadastradas.
Além disso, o Nubank oferece serviços de meio de pagamento para seus clientes empresariais, como o NuTap, uma maquininha 100% digital que funciona dentro do aplicativo do banco.
Também existe o NuPay, que permite às empresas cobrarem os clientes do Nubank, recebendo imediatamente pagamentos no crédito à vista ou em até 12 vezes. Por fim, o banco digital oferece o link de pagamento, que efetiva cobranças no crédito e à vista para produtos e serviços diretamente no app da fintech.