Com frequência, documentos pessoais, como o RG, são fraudados no Brasil. Pensando em conceder mais seguranças aos cidadãos, o Governo Federal liberou um novo modelo de identidade, que promete trazer mais proteção.
A nova medida visa reduzir o número de fraudes relacionadas aos documentos, além de trazer mais praticidade para o dia a dia das pessoas, fazendo com que todos os registros estejam em um só documento. Dessa forma, vale frisar que a emissão do novo Registro Geral não substitui a obrigatoriedade da emissão de outros documentos.
Foi lançada também a versão digital do RG, o que facilita no momento do transporte, considerando ainda a possibilidade de unir os demais dados de identificação. Outra atualização trazida com a nova versão do RG diz respeito ao QR Code. Agora, o documento poderá ser autenticado de forma mais prática.
Dentre tantas mudanças, confira as principais:
Os estados contam com a permissão de emitir o novo RG desde março deste ano, todavia, os órgãos de identificação dos estados têm até 2023 para se adaptarem as mudanças e conseguirem emitir o novo documento. Sendo assim, nem todos ainda estão habilitados com o novo sistema.
Caso queira saber se na sua região já está sendo emitindo o novo modelo de RG, busque informações junto aos órgãos de identificação como as Redes Poupa Tempo e Expresso Cidadão. Dessa forma, para contar com a nova versão, será necessário apresentar a certidão de nascimento ou casamento.
Por fim, vale destacar que o novo RG não terá obrigatoriedade de maneira imediata. Acontece que o novo documento somente será obrigatório em 2032. Sendo assim, a população tem um grande tempo para conseguir trocar o documento.
O RG Digital já está disponível nos estados de Alagoas, Distrito Federal, Goiás, Pará, Paraíba, Rio de Janeiro e São Paulo. Se você não mora em um desses locais, será necessário aguardar a implementação.
Isso porque, a legislação atual determina que cada estado seja responsável pela emissão do RG. Dessa forma, cada estado possui suas próprias definições, bem como podem ou não liberar a versão digital do documento .
A ferramenta é um aplicativo disponibilizado para a população na versão Android e iOS.
A nova habilitação entrou em vigência no dia 1º de junho deste ano. Como o RG, o novo documento está sendo implementado aos poucos, na medida em que os condutores emitem oficialmente um novo documento ou renovem as suas carteiras.
Em suma, as principais alterações na CNH consistem nos seus aspectos visuais e de segurança. A nova versão terá a predominância das cores verde e amarela e uma tabela para identificação da categoria do veículo.
Veja as mudanças no documento a seguir: