Novo RG digital já pode ser emitido; veja quando trocar e como pedir

O novo modelo da Carteira de Identidade, também conhecida como RG Digital, já pode ser emitida pelos brasileiros. No entanto, ainda possui um prazo para se tornar obrigatória, considerando que a implementação está sendo gradativa.

O novo modelo da Carteira de Identidade, também conhecida como RG Digital, já pode ser emitida pelos brasileiros. No entanto, ainda possui um prazo para se tornar obrigatória, considerando que a implementação está sendo gradativa.

Diante disso, muitas dúvidas surgem quanto a liberação e emissão do novo documento. Vamos esclarecer algumas delas a seguir.

Por que trocar o RG pelo digital?

De acordo com as informações, o novo documento foi lançado para unificar o número de identificação dos cidadãos. Isso porque, até então cada estado do país tinha autonomia para emitir os seus próprios números de identificação.

Sendo assim, quando um cidadão solicitava uma segunda via do seu RG em outro estado, um novo número de registro seria emitido em seu nome. Assim, a partir do novo modelo, a numeração será única para cada um, sendo ela o CPF.

Quando trocar o documento?

Os brasileiros não precisam se precipitar para trocar o antigo modelo do RG para o novo. O documento antigo só deve ser trocado pelo novo quando chegar ao prazo de validade, ou em casos de primeira via. No que se refere ao vencimento:

  • Crianças de 0 a 12 anos – O RG atual ainda terá validade de 5 anos;
  • Pessoas de 12 a 60 anos – O RG atual ainda terá validade por 10 anos;
  • Idosos acima dos 60 anos – O RG atual terá validade por tempo indeterminado.

Portanto, o novo documento só será obrigatório para o público em 2032, quando todo o adulto com o prazo de 10 anos para o vencimento tiver expirado.

Como tirar o novo RG digital?

A emissão do novo RG digital começou desde o dia 1º de março. No entanto, os institutos de identificação dos estados terão um prazo para que se adaptem ao novo documento. Dessa forma, apesar de já estar em vigor, os estados ainda estão o implementando ao sistema.

É importante ressaltar que o novo documento só será emitido pelos cidadãos que já possuem cadastro biométrico na Justiça Eleitoral ou em outros institutos de identificação. Portanto, deve ser solicitado por pessoas que tiveram as impressões digitais inseridas na Base de Dados da Identificação Civil Nacional (BDICN).

Inicialmente, será necessário instalar o aplicativo do DNI (Documento Nacional de Identidade). Ao abrir a plataforma, o cidadão deverá preencher um pré-cadastro informando o CPF; nome completo, filiação, data de nascimento, e-mail e número de telefone.

Por fim, será preciso pedir o documento em um ponto de atendimento, físico ou virtual, disponível. Neste sentido, a carteira será emitida fisicamente pela Secretaria de Segurança Pública do estado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.