Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

3.3/5 - (37 votes)

Novo RG Digital já pode ser baixado no seu celular; saiba como fazer

Já está disponível! Atualmente, o cidadão brasileiro já conta com a possibilidade de acessar o RG diretamente pelo seu celular. Dessa forma, ele garante mais praticidade ao cotidiano do cidadão brasileiro, sobretudo porque ter o documento em mãos é de suma importância.

Antes de mais nada, é importante destacar que essa nova opção concedida pelo Governo traz mais facilidade porque o cidadão não precisa estar com o documento físico em mãos, garantindo ainda mais segurança.

Nesse sentido, neste ano de 2022 já é possível realizar o download do RG digital diretamente no seu celular para não ser mais necessário portar o documento físico em mãos. Confira!

Nova CNH começa a valer em todo o país; veja como trocar e o que muda

Como acessar o seu RG digital

Antes de mais nada, é importante destacar que o RG Digital é um aplicativo oferecido por meio dos Estados para a população. Cada pessoa poderá acessar a versão digital deste documento.

Todavia, é importante destacar que apesar de ser oferecido em vários estados do país, nem todos ainda possuem a versão digital do documento.

Acontece que legislação atual determina que cada estado seja responsável pela emissão do RG. Dessa forma, cada estado possui suas próprias definições, assim como podem liberar ou não a versão digital do documento neste momento.

Atualmente, a ferramenta já está disponível nos estados de Alagoas, Distrito Federal, Goiás, Pará, Paraíba, Rio de Janeiro e São Paulo.

A princípio, conheça os estados que oferecem o RG digital e faça o download em seu celular:

Estado Download para Android Download para iOS (iPhone)
Alagoas Acesse aqui para baixar no Google Play Acesse aqui para baixar na Apple Store
Distrito Federal Acesse aqui para baixar no Google Play Acesse aqui para baixar na Apple Store
Goiás Acesse aqui para baixar no Google Play Acesse aqui para baixar na Apple Store
Pará Acesse aqui para baixar no Google Play Acesse aqui para baixar na Apple Store
Paraíba Acesse aqui para baixar no Google Play Acesse aqui para baixar na Apple Store
Rio de Janeiro Acesse aqui para baixar no Google Play Acesse aqui para baixar na Apple Store
São Paulo Acesse aqui para baixar no Google Play Acesse aqui para baixar na Apple Store

Por fim, após instalação do RG Digital, basta que o cidadão clique na opção de adicionar o RG. Após isso, basta apontar a câmera do seu celular no QR Code que está no seu documento e validar a versão digital.

Governo Bolsonaro quer lançar mais dois novos auxílios ainda em 2022

RG Digital é diferente deste novo RG

Em primeiro lugar, é considerável destacar que a versão digital do RG é diferente do novo RG que foi recentemente lançado pelo Governo. Acontece que a nova versão começará a sua emissão a partir de 2023 e a exigência acontecerá somente em 2032.

Seja como for, essa versão que já pode ser acessada é a versão tradicional do documento e não a nova. Vale lembrar que a maior diferença entre o documento atual e o novo RG é que o novo RG terá como numeração o próprio CPF do cidadão.

A emissão do novo RG digital começou desde o dia 1º de março. No entanto, os institutos de identificação dos estados terão um prazo para que se adaptem ao novo documento. Dessa forma, apesar de já estar em vigor, os estados ainda estão o implementando ao sistema.

3.3/5 - (37 votes)

Veja o que é sucesso na Internet:

18 Comentários
  1. Fabio Diz

    O do para é somente para identificação militar, e tem que ter um código que ao eles tem

  2. Fábio Diz

    Pede pra ler o Qr code da carteira física, só que na minha não tem, como proceder então!?

  3. Nilson Camacam Diz

    Pq o estado da Bahia ainda não aderiu a esta novidade. Talvez para continuar cobrando a segunda via nos postos do SAC.

  4. Gilberto Diz

    Olá, Baixei dois aplicativos um de São Paulo e outro do Rio de Janeiro para testar, por curiosidade, cada um é de um jeito, um tem termo de responsabilidade, outro não, inclusive as versões são diferentes, quero ver se precisar conergir dados vai ser aquela bagunça. Poderiam colocar um sistema único, igual o Gov.br, poderiam ter feito através dele por exemplo. Acho que vai ficar realmente capenga.

  5. Gilberto Diz

    Concordo. Baixei dois aplicativos um de São Paulo e outro do Rio de Janeiro para testar, por curiosidade, cada um é de um jeito, um tem termo de responsabilidade, outro não, inclusive as versões são diferentes, quero ver se precisar conergir dados vai ser aquela bagunça. Poderiam colocar um sistema único, igual o Gov.br, poderiam ter feito através dele por exemplo. Acho que vai ficar realmente capenga.

  6. Patrick Barros Zenker Diz

    Esse aplicativo do Pará é só para policiais militares tirar seus RG digital
    Vcs fazem uma reportagem serve pra nada.
    Eita imprensa incompetente e vcs só fizeram copiar a reportagem do site Olhar digital ainda é plágio.
    Mais incompetente ainda.

  7. Gislaine Diz

    Fazer o empréstimo do meu auxílio

  8. gabriela Diz

    boa tarde!
    sou do estado do Es(app ainda nao disponivel),supomos q meu rg esteja vencido…terei q atualiza lo presencialmente do mesmo jeito ne?pois na noticia explica q do alguns estados disponibilizam esse tipo de atendimento.

  9. Mauro Fernandes Oliveira Diz

    Não funciona. Não está concluindo o processo

  10. Rodolfo Chiarini Diz

    Sou estrangeiro ,mas regularmente com o RG ,de estrangeiro (permanente) o meu RG não tem código QR. Como posso fazer.
    Obrigado.

  11. Nazaré Barbosa da Silva Diz

    Por favor, informe quando estiver disponível em Minas Gerais.

  12. Marcelo Diz

    Gente vamos fazer uma reportagem mas correta fui testar a rg Pará ti leva para um APP de identificação de policial militar…

  13. Josemar Alvarez Diz

    Realmente. Eu também sou do Estado de São Paulo e não consigo baixar o RG. Na conclusão apare a mensagem “Aconteceu um erro inesperado. Tente mais tarde.”

  14. André Luiz Diz

    Meu documento não tem QR Code no verso.
    O que fazer?

  15. Cicero Joceilton Diz

    Bora lá Ceará resolve isso ai

  16. Sandro de Castro Diz

    Incrível o governo federal anunciar um documento de identidade único, mas cada estado terá seu aplicativo para emissão do mesmo… Garantido que já nasceu manco o projeto de documento único.

  17. Ismael Diz

    Quando disponibilizar no Paraná, vocês informam pelo site

  18. Vilmar Diz

    Eu simplesmente não consigo utilizar este aplicativo aqui em São Paulo através do celular baixado na Play Store. Aparece sempre a mensagem de que ocorreu um erro inesperado e a solicitação do RG digital não conclui. Eu sigo sem conseguir utilizar o aplicativo RG Digital SP. Alguma solução?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.