Novo modelo de emissão de notas MEI: veja como cancelar notas erradas - Notícias Concursos

Novo modelo de emissão de notas MEI: veja como cancelar notas erradas

A nova plataforma de emissão de notas fiscais entrou em funcionamento em setembro

O novo modelo de emissão de notas MEI chegou com força total, proporcionando aos microempreendedores individuais de todo o Brasil uma ferramenta eficiente e simplificada para a emissão de notas fiscais. No entanto, como em qualquer processo, erros podem acontecer, e muitos trabalhadores se perguntam como resolver nesses casos 

Desse modo, para que você obtenha a resposta para essa e outras perguntas sobre esse assunto, reunimos algumas das informações mais relevantes para te passar. 

Acompanhe a leitura até o final e confira! 

O que é o novo modelo de emissão de notas MEI?

Primeiramente, antes de aprender como cancelar notas erradas, é importante entender do que se trata o novo modelo de emissão de notas do Microempreendedor Individual.

Assim sendo, desde o início de setembro, o novo sistema de Nota Fiscal de Serviços Eletrônicos (NFS-e) padrão nacional está disponível para os MEIs. Embora o uso do sistema seja obrigatório para os microempreendedores que precisam emitir notas fiscais, a adesão ainda não é compulsória. Isso significa que é importante verificar com a prefeitura de sua cidade qual é o processo atual de emissão de notas.

Veja a diferença entre NFS-e e NF-e

Outro ponto importante que precisa de atenção antes de aprender como emitir ou cancelar notas fiscais no novo modelo, é a diferença entre a NFS-e e a NF-e. Dessa maneira, confira abaixo as principais:

NF-e (Nota Fiscal Eletrônica)

Os trabalhadores utilizam esse sistema para registrar a venda de produtos. Qualquer empresa com CNPJ ou CPF + IE (produtor rural) credenciada pela SEFAZ pode usá-la. Ademais, o fato gerador é a compra e venda de produtos, e a emissão é de responsabilidade da Secretaria de Estado da Fazenda.

NFS-e (Nota Fiscal de Serviços Eletrônica) 

Já a NFS-e destina-se ao registrador de prestação de serviços. Além disso, qualquer empresa com CNPJ contribuinte do ISS pode utilizá-la, e o fato gerador é uma prestação de serviço.

Vale ressaltar ainda que a emissão é de responsabilidade da Secretaria de Finanças Municipal. 

Contudo, em ambos os casos, é necessário possuir um certificado digital.

Como emitir uma NFS-e com o novo modelo de emissão de notas MEI? 

Agora que você entende a diferença entre a NF-e e a NFS-e, vamos ao passo a passo para emitir uma NFS-e no novo modelo:

  1. Primeiramente, acesse o site Portal de Gestão NFS-e;
  2. Então, faça o login com sua conta gov.br ou crie uma conta, caso ainda não tenha uma;
  3. No primeiro acesso, vá até as “Configurações” clicando no símbolo da especificação; 
  4. Desse modo, preencha os campos com seu e-mail e telefone, que serão usados ??na geração da NFS-e;
  5. Ademais, no campo “Valor Aproximado dos Tributos”, selecione a terceira opção, “Não informar nenhum valor estimado para os tributos”;
  6. Agora você está pronto para usar o emissor;
  7. Além disso, para emitir uma NFS-e, clique no segundo símbolo na parte superior da página, representado por uma folha de papel;
  8. Escolha entre a emissão completa ou simplificada (esta última dispensada para o MEI);
  9. Na remessa completa, insira mais informações, incluindo os dados do Tomador (quem está recebendo os serviços);
  10.  Finalmente, antes de emitir, revise os dados e faça correções, se necessário.

Veja como emitindo nota fiscal pelo celular

Bem como todos já devem saber, o uso do celular é uma facilidade adicional para os microempreendedores que precisam emitir notas fiscais no novo modelo. Sendo assim, para isso, basta seguir as seguintes etapas:

  • Baixe o aplicativo do novo modelo de nota fiscal;
  • Faça o login com sua conta gov.br;
  • Então, toque em “Emitir NFS-e.”
  • Lembre-se de que o campo CPF/CNPJ do cliente é opcional;
  • Selecione o serviço prestado (os serviços cadastrados como favoritos no Emissor Web aparecerão aqui);
  • Depois preencha o valor do serviço prestado e toque em “Emitir NFS-e” e;
  • Pronto! Uma nota fiscal será emitida com sucesso, e o PDF estará disponível para envio ao cliente.

Como fazer um cancelamento com o novo modelo de emissão de notas MEI?

No entanto, se por acaso você emitiu uma NFS-e incorreta, saiba que o processo de cancelamento é bem simples e pode ser feito na mesma plataforma de emissão

Dessa maneira, siga os passos abaixo:

  • Primeiramente, no canto superior da plataforma, selecione o ícone de uma página com uma seta apontando para cima;
  • Então, a tela irá exibir todas as notas fiscais emitidas;
  • Dessa forma, clique nas três bolinhas para acessar algumas opções, incluindo “Visualizar”, “Substituir”, “Cancelar NFS-e”, “Download XML” e “Download DANFS-e”;
  • Por fim, escolha a opção de cancelamento e siga as instruções para concluir o processo.

Agora que você já sabe como cancelar notas erradas com o novo modelo de emissão de notas MEI, siga as orientações para resolver esse problema sem empecilhos! 

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