Clientes estão sendo surpreendidos por um novo golpe da SHEIN, que tem sido amplamente divulgado em plataformas por meio de influenciadores. O golpe promete ganhos de até 10 mil reais por mês em troca de pouco esforço, o que pode parecer uma proposta tentadora para aqueles que buscam uma renda extra sem muito trabalho.
Infelizmente, muitos golpistas se aproveitam da fragilidade financeira das pessoas para obter lucros. Além disso, influenciadores que possuem um grande número de seguidores podem enganar essas pessoas através das redes sociais. Por isso, é importante estar atento e desconfiar de promessas de ganhos fáceis.
Conheça o novo golpe e saiba como se proteger
Influenciadores geralmente usam o “publi post” como um método comum para fazer propaganda e divulgar uma marca em troca de pagamento. No entanto, recentemente, algumas influenciadoras famosas publicaram maneiras de ganhar renda extra e fácil que acabou chamando a atenção do público.
O primeiro método de golpe é conhecido como InstaMoney, no qual os seguidores acessam uma página e devem apenas curtir postagens para receber remuneração. A explicação é que os criadores de conteúdo que usam o Instagram buscam engajamento e curtidas, então a ferramenta distribui seus posts e as curtidas geram um valor para o usuário.
Nesse caso, o usuário é incentivado a gastar 147 reais com o aplicativo para receber 200 reais apenas dando likes. No entanto, é importante destacar que o Instagram não tem relação com essa plataforma e que ela viola os Termos de Uso da rede social. De acordo com a Meta, empresa proprietária do Instagram, a plataforma dedica recursos significativos para combater esses abusos na rede social.
Já a segunda modalidade de golpe é o “Money Looks”, que alega que a empresa Shein está falindo e paga até R$ 347 para avaliação de roupas da marca. No site do Money Looks é possível conferir um vídeo que afirma ser possível obter lucratividade de 6 a 9 mil reais por mês e que o aplicativo é oficial.
Nesse golpe as vítimas acabam perdendo 97 reais para ter “acesso à plataforma”. Apesar disso, assim como o Instagram, a SHEIN nega qualquer relação com esses sites e afirma já ter adotado medidas legais cabíveis relativas ao uso indevido de nome e imagem da empresa.
Segurança digital
Evitar fraudes online é uma preocupação constante para os usuários, já que um golpe pode causar prejuízos financeiros significativos e gerar sentimentos de raiva e frustração. Apesar das pessoas estarem cada vez mais cuidadosas e cautelosas, o golpe online ainda é uma realidade infeliz e nem todo mundo consegue evitá-lo.
Sendo assim, ao cair em um golpe é recomendado fazer um Boletim de Ocorrência o mais rápido possível. Com o objetivo de tornar mais fácil o processo para as vítimas de fraudes ou golpes, o Ministério da Justiça criou o sistema Sinesp Delegacia Virtual (DEVIR). O sistema foi projetado para oferecer uma maneira mais acessível para que os cidadãos possam registrar ocorrências policiais pela internet.
Para prevenir mais uma dor de cabeça futura, é importante bloquear os cartões de crédito e débito, carteiras virtuais e outros serviços financeiros para evitar possíveis clonagens. Além disso, ao ser vítima de um golpe virtual é recomendado informar as instituições financeiras responsáveis para que possam verificar se há alguma atividade suspeita na conta.