Um novo golpe tem sido registrado em todo o Brasil. Trata-se de uma falsa guia do Simples Nacional.
O golpe consiste em simular o documento, contudo, o PIX indicado na guia é de uma empresa privada.
Veja também: Golpe dos Correios e falso policial federal; entenda
Os golpistas enviam a falsa guia por correspondência. O objetivo é tentar enganar o maior número de vítimas possíveis. O documento simulado é o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional)
Identificando a falsa guia
É possível identificar a falsidade do documento por algumas características. Por exemplo, a falsa guia não tem código de barras. Ao invés disso, os criminosos enviam apenas um indicativo com chave PIX.
Mas o maior detalhe é a empresa para receber o pagamento. O falso documento afirma ser uma empresa privada e o nome indicado é “Simples Pagamento Online”. Nesse último caso, é fácil perceber que o documento enviado não possui qualquer relação com a Receita Federal.
Orientação da Receita Federal
A Receita Federal orienta a que os contribuintes sempre procurem as guias nos sites oficiais. É importante nunca pegar documentos enviados por correspondência. O processo oficial é sempre o de emitir os documentos pelos órgãos públicos, tanto o portal e-CAC ou o site do Simples Nacional.
Ainda não se sabe o número de vítimas. De acordo com a Receita Federal, os documentos são muito semelhantes aos originais; até mesmo a logomarca do Simples Nacional foi utilizada para simular o original de modo mais fiel possível.
Esse tipo de golpe é muito comum sempre que existem decalrações a serem entregues e que podem ocasionar multas. Os golpistas se aproveitam do temor do contribuinte em ter que pagar algum tipo de multa para aplicar esse tipo de estelionato.
Uma dica aqui para não cair nesse tipo de golpe é sempre ver nos sites oficiais se você em valores em aberto.