Cidadãos que moram em cidades pequenas do país estão tendo prioridade no recebimento dos cartões do Auxílio Brasil. Segundo informações do Ministério da Cidadania, o Governo Federal optou em dar preferência aos municípios que contam com poucos ou até mesmo nenhum ponto de saque da Caixa Econômica Federal.
A escolha se deu porque tecnicamente o cidadão não precisa do novo cartão para movimentar o dinheiro do Auxílio Brasil. Ele pode usar o app do Caixa Tem para gerar um código para saque em agências da Caixa Econômica. Pessoas que moram em cidades menores contam com menos alternativas para a realização do processo.
A entrega dos novos cartões do Auxílio Brasil acontece sem alarde desde o final do último mês de junho. Ao contrário do que se esperava, o Governo Federal não chegou a fazer um evento para marcar o início da entrega dos novos dispositivos. De todo modo, o Ministério da Cidadania vem divulgando novos detalhes das emissões.
A pasta anunciou que neste primeiro momento, o foco das entregas está nas pessoas que entraram no Auxílio Brasil apenas entre os meses de janeiro e junho deste ano. Para tanto, o Governo Federal encomendou a confecção de mais de 6,6 milhões de dispositivos. Destes, estima-se que algo em torno de 2,3 milhões já tenham sido entregues no início de junho.
Os usuários que ainda não receberam o dispositivo, não precisam se preocupar. Como dito, eles podem usar o app do Caixa Tem para gerar um código para saque. O cidadão também pode usar o mesmo app para realizar uma série de outras atividades como transferências de saldos, pagamentos de boletos e até mesmo algumas compras online.
Cartão com chip
Os novos cartões do Auxílio Brasil estão sendo entregues com uma espécie de chip. Conforme informações do Governo Federal, o novo sistema permitirá que o cidadão use o dispositivo na função de débito.
Assim, o indivíduo que faz parte do Auxílio Brasil, poderá usar o novo cartão para fazer algumas compras também na forma presencial. O Governo Federal alega que o novo sistema traz mais segurança para os usuários.
A função de débito não está prevista no antigo cartão do Bolsa Família. Seja como for, o antigo dispositivo segue funcionando normalmente. O Governo Federal explica que ele não perdeu validade e segue funcionando para saques.
Polêmica com os cartões
O Governo Federal optou por entregar os novos cartões sem fazer alarde justamente em um momento em que enfrenta acusações na justiça contra a fabricação dos itens. Ao menos dois processos estão em tramitação na Controladoria Geral da União (CGU).
Os dois documentos foram enviados por parlamentares de oposição. Eles afirmam que o Governo Federal não precisaria gastar mais de R$ 100 milhões com a produção dos novos dispositivos, visto que as pessoas poderiam movimentar a quantia do benefício sem o objeto.
Entretanto, o Governo Federal nega a acusação e afirma com frequência que o processo de produção dos cartões do Auxílio Brasil acontece com o objetivo de fazer com que as pessoas tenham mais uma opção de movimentação do saldo neste momento.