Novas regras da CNH podem sair caro, fique por dentro

Confira em detalhes tudo sobre novas regras da CNH.

Algumas novas regras da CNH podem sair caro para alguns motoristas desavisados. Isso porque, por mais que as recentes mudanças tenham como objetivo simplificar o processo de obtenção da nova habilitação, o descumprimento dessas determinações pode gerar multas altas.

Assim sendo, para que você saiba tudo o que precisa sobre esse assunto, reunimos algumas das principais informações para te passar.

Acompanhe a leitura até o final e confira!

Novas regras da CNH podem sair caro, fique por dentro

Conforme mencionado acima, recentemente houve algumas alterações nas regras da Carteira Nacional de Habilitação.

Dessa forma, as novas regras da CNH, que já estão em vigor desde abril deste ano, podem gerar prejuízos financeiros, e por isso, os motoristas precisam estar atualizados para não terem surpresas de multas e penalidades ao dirigir.

Uma das mudanças mais significativas é a extensão do prazo de renovação da CNH. Agora, a carteira tem validade de 10 anos para condutores com menos de 50 anos. Anteriormente, o prazo era de 5 anos. No entanto, para pessoas entre 50 e 69 anos, a renovação ainda é necessária a cada 5 anos.

Além disso, aqueles com mais de 70 anos ainda permanecem na antiga regra de 3 anos.

Novas regras da CNH podem sair caro - Reprodução Canva
Novas regras da CNH podem sair caro – Reprodução Canva

Limite de pontos ampliado

Ademais, outra alteração relevante diz respeito ao limite de pontos para a suspensão da CNH. Isso porque, a partir de agora, os motoristas podem acumular até 40 pontos em infrações de trânsito. Contudo, essa regra só vale se os condutores não cometerem infrações gravíssimas.

Cabe ressaltar ainda que, anteriormente, esse limite era de metade desse valor, ou seja, 20 pontos.

Exames toxicológicos

Além disso, as novas regras também determinam que portadores das categorias C, D e E da CNH são obrigados a apresentar resultados negativos em exames toxicológicos ao renovar suas carteiras.

Dessa maneira, esses motoristas devem realizar esses exames a cada 2 anos e meio, visando a garantir a segurança nas estradas.

Qual o prazo para regularização?

Os motoristas têm um prazo máximo de 30 dias para regularizar a CNH após o seu vencimento. Ademais, é possível iniciar esse processo nos 30 dias que antecedem a validade impressa na carteira de motorista.

Para mais, cabe lembrar que, além de ser um documento que ateste a aptidão para dirigir, a CNH também funciona como uma identidade oficial para os motoristas. Portanto, é importante que os portadores estejam cientes das regras e prazos para evitar transtornos.

Redução de burocracia

De acordo com algumas dos órgãos responsáveis pela legislação de trânsito, uma das principais motivações por trás dessas mudanças é a redução da burocracia que se envolve no processo de obtenção e renovação da CNH.

Isso ocorre porque as novas regras tornam o sistema mais eficiente e condizente com a realidade atual do trânsito no Brasil.

Veja os custos das novas regras da CNH

Conforme muitos já sabem, obter ou renovar a CNH não é uma tarefa barata no Brasil. Acontece que os centros de treinamento cobram aproximadamente R$ 2 mil pelas aulas, além de despesas adicionais com exames médicos e psicotécnicos.

Além disso, os exames práticos e teóricos também incorrem em taxas, e a emissão final da CNH tem um custo médio de R$ 120.

Objetivo das novas regras

As mudanças nas regras da CNH visam principalmente promover a segurança no trânsito. Desse modo, a extensão do prazo de renovação, por exemplo, visa reduzir a frequência de renovações e possibilitar um melhor controle sobre a qualidade dos condutores.

Confira as vantagens e desvantagens das novas regras da CNH

Assim como visto, as recentes mudanças nas regras da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) estão gerando debates e opiniões divergentes.

Dessa forma, vale a pena analisar as vantagens e desvantagens dessas alterações para auxiliar os motoristas a compreender melhor suas consequências:

Vantagens

  • Renovação a cada 10 anos;
  • Ampliação no limite de pontos;
  • Mais segurança no trânsito;
  • Menos burocracia, entre outras vantagens.

Desvantagens

  • Exames toxicológicos obrigatórios;
  • Possíveis consequências negativas na segurança viária;
  • Custos envolvidos;
  • Variação por idade;
  • Desinformação, etc.

Portanto, as novas regras apresentam consequências positivas e negativas, e, em última análise, a responsabilidade recai sobre os motoristas. Por isso, é fundamental que estes estejam informados sobre essas mudanças e ajam de maneira responsável no trânsito, independente das regras em vigor.

Além disso, vale ressaltar a importância de que todos estejam atualizados sobre as novas regulamentações, cumpram os prazos de renovação e ajam de forma responsável no trânsito.

Agora que você já sabe tudo sobre as novas regras da CNH, deixe nos comentários a sua opinião sobre esse assunto!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.