Nova Lista do Bolsa Família dos beneficiários que vão receber a visita do CRAS em Abril acaba de sair

Rodada do Bolsa Família começa no dia 17

O Bolsa Família é um programa de transferência de renda que impacta a vida de milhões de beneficiários no país.

Em resumo, a assistência financeira para famílias em situação de vulnerabilidade econômica tem como objetivo garantir um suporte para as mesmas.

A saber, a seleção ocorre por meio do Cadastro Único (CadÚnico). Este é o banco de dados do governo federal com o registro das famílias que podem receber não apenas pelo Bolsa Família, mas também outras iniciativas.

Papel do CRAS no acompanhamento do Bolsa Família

Cabe explicar que o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) desempenha um papel importante na execução do Bolsa Família.

Isso porque é responsável por realizar visitas domiciliares para verificar a veracidade das informações fornecidas pelas famílias que se registram no Cadastro Único, em busca do Bolsa Família.

Na prática, essas visitas têm como objetivo confirmar a composição familiar, a renda declarada e as condições de vida das famílias. Garante, assim, que o benefício vá para as mãos de quem de fato se enquadra nos critérios estabelecidos pelo programa.

Quais beneficiários do Bolsa Família podem estar na lista do CRAS?

É essencial ressaltar que as visitas domiciliares aos beneficiários do Bolsa Família ocorrem em geral nessas situações:

  • Cadastro desatualizado ou incompleto: Caso existam informações faltantes ou desatualizadas no CadÚnico, o CRAS pode realizar uma visita para coletar ou atualizar esses dados;
  • Suspeita de informações falsas: Se houver alguma inconsistência, que gere suspeita de que as informações fornecidas no CadÚnico são imprecisas ou fraudulentas, o beneficiário também pode receber uma visita;
  • Atualização cadastral: Periodicamente, as famílias cadastradas no Bolsa Família precisam atualizar suas informações no Cadastro Único. Quem fugir do prazo limite de 2 anos, pode receber a visita do CRAS. Aliás, esse prazo só deve ser aguardado caso não haja nenhuma mudança na estrutura familiar. Se algo mudar, como por exemplo, tiver o nascimento de uma criança, isso deve ser atualizado imediatamente;
  • Avaliação socioeconômica: Por fim, em alguns casos, o CRAS pode realizar visitas domiciliares para avaliar a situação socioeconômica dos beneficiários do Bolsa Família, especialmente se houver mudanças significativas nas condições de vida desde o último cadastramento.

Em conclusão, diante dos pontos apresentados, observa-se que a visita do CRAS é uma medida de controle e fiscalização fundamental para garantir a transparência e a eficácia do Programa Bolsa Família.

Sendo assim, ao contribuir com a abordagem durante as visitas domiciliares, as famílias beneficiárias colaboram também para o bom funcionamento do programa social e garantem que o auxílio chegue às pessoas que realmente necessitam desta ajuda.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.