Nova lei permitirá que analfabetos tirem a CNH; entenda a proposta - Notícias Concursos

Nova lei permitirá que analfabetos tirem a CNH; entenda a proposta

Está em trâmite no Congresso Nacional o Projeto de Lei 2675/2022 prevê a liberação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para pessoas analfabetas. A proposta ampliará o acesso ao documento.

Está em trâmite no Congresso Nacional o Projeto de Lei 2675/2022 prevê a liberação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para pessoas analfabetas. A proposta ampliará o acesso ao documento.

Atualmente, ter a CNH em mãos pode facilitar que o cidadão encontre um emprego e isso, normalmente, é difícil para quem não é alfabetizado ou não completou os estudos.

Sendo assim, o PL de autoria do deputado André de Paulo (PSD-PE), traz uma excelente inclusão no mercado brasileiro, dando oportunidade para aqueles que muitas vezes são considerados.

Em síntese, o texto defende que os analfabetos podem muito bem compreender e seguir as leis de trânsito. Por isso, não há motivos para não permitir o acesso à Carteira Nacional de Habilitação.

 

Carteira de Motorista para analfabetos

Caso a proposta seja aprovada, irá alterar o Artigo 140 do CTB. Desse modo, os analfabetos poderiam participar de todas as etapas necessárias para conseguir emitir a CNH.

Ainda em vigor, a regra atual diz que para dar entrada no processo de emissão do documento no Detran dos estados, é necessário ser maior de 18 anos e saber ler e escrever.

No entanto, para o deputado, o critério é inconstitucional. Assim, ele ressalta que atualmente o cidadão analfabeto pode votar e trabalhar, estando apto para isso.

Portanto, este mesmo público também deve ter o direito de tirar a habilitação e conduzir um veículo. “Qualquer motorista cauteloso, mesmo analfabeto, entende a ordem contida em uma placa ‘Pare’ ou ‘Estacionamento Proibido’”, diz.

 

Novas regras no CTB

Os condutores brasileiros devem estar atentos as novas regras de trânsito. Em 2021, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) passou por algumas mudanças, e algumas deles passam a valer neste ano.

Em suma, os motoristas contarão com uma nova validade para o documento e um novo limite de pontos. Lembrando que quem adquiriu a nova Carteira Nacional da Habilitação (CNH) já conta com as novidades. Veja:

VALIDADE DA CNH

Confira os novos prazos de validade da Carteira Nacional de Habilitação:

  • Validade de 10 anos: para pessoas com até 49 anos;
  • Validade de 5 anos: para pessoas com idade entre 50 e 69 anos;
  • Validade de 3 anos: para pessoas com idade a partir de 70 anos.

LIMITE DE PONTOS

Com as mudanças realizadas em 2021, o motorista só perde o direito de dirigir ao perder 40 pontos na certeira de habilitação, até então o limite era de 20 pontos. No entanto, a regra só é válida em determinadas situações. Veja:

  • 20 pontos, em 12 meses, caso tenha duas ou mais infrações gravíssimas;
  • 30 pontos, em 12 meses, caso tenha uma infração gravíssima;
  • 40 pontos, em 12 meses, caso não tenha nenhuma infração gravíssima.

Contudo, para os motoristas profissionais, como taxistas, caminhoneiros e motoristas de aplicativo, a regra acima não se aplica. Eles têm o limite de 40 pontos, independentemente do tipo de infração.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?