O Twitter promoveu a sua nova funcionalidade de “gorjeta”. O objetivo é enviar e receber dinheiro para quem tem conta na rede social.
Primeiramente, testaram a nova funcionalidade em um grupo de pessoas no mundo inteiro, mas apenas no idioma inglês em iOS ou Android.
Os próximos usuários a terem acesso a nova função serão:
- Organizações sem fins lucrativos;
- Especialistas;
- Jornalistas;
- Criadores de conteúdo.
O recurso será expandido para outros perfis e em diferentes idiomas em breve.
Outras redes sociais como Youtube oferecem uma função semelhante para o envio de dinheiro aos criadores de conteúdo durante as transmissões ao vivo. No Youtube também é possível ser um membro do canal por uma mensalidade.
Além disso, sites como o Patreon já se popularizaram. Ele permite que as pessoas acessem conteúdo exclusivo mediante um pagamento. Na plataforma existem uma variedade de perfis: bandas, artistas e até influenciadores digitais.
Como a função “gorjeta” do Twitter funciona?
Quem tiver a opção disponibilizada na rede social vai ter um símbolo perto do botão “seguir” no Twitter.
As pessoas que acessarem esse ícone vão visualizar uma lista de plataformas que vão fazer a intermediação dos pagamentos e recebimentos de dinheiro.
Por enquanto as plataformas de serviços para essas transações são:
- Bandcamp;
- Cash App;
- Patreon;
- Paypal;
- Venmo.
As plataformas podem mudar de acordo com o país. Depois de selecionar a plataforma de pagamento, será possível informar o valor e finalizar a operação. O Twitter não vai cobrar taxa por intermediar o serviço.