Como escolher um bom sócio para sua empresa? Esta é uma pergunta que todos os líderes e gestores empresariais eventualmente enfrentam, independentemente do tamanho de sua operação ou há quanto tempo sua empresa está em atividade.
Mas antes de decidir se um sócio é bom para sua empresa ou não, você precisa entender que tipo de investidor ele é.
O que é um sócio?
Sócio significa “aquele que compartilha ou faz coisas com você”, e também pode significar “aliado” ou “parceiro”.
Um círculo social não precisa consistir em mais do que você. E serão eles que o ajudarão a gerir e orientar a sua empresa na direção certa. Com todo mundo trabalhando, o negócio pode prosperar.
É comum que uma empresa decida trazer um sócio ou acionista quando começa a se expandir além do controle de uma única pessoa ou de um pequeno grupo de pessoas e as decisões devem ser revisadas e comunicadas a mais pessoas.
Todos estão tão empenhados no sucesso do negócio quanto você.
No entanto, essa escolha não precisa se limitar a negócios em expansão. Uma empresa pode começar com proprietários que compartilham a mesma visão desde o início.
É preciso ter um sócio na empresa?
Em meio a todas as mudanças, toda a competição e todas as adaptações aceleradas que temos hoje. É irreal presumir que o executivo-chefe, presidente ou proprietário de uma empresa possa fazer malabarismos com todas essas prioridades concorrentes e tomar decisões por conta própria.
Tenha tempo para pensar sobre as coisas, esboçar um plano de ação e colocá-lo em ação antes que a concorrência o faça.
Por esse motivo, é mais importante do que nunca ter um grupo diversificado de pessoas trabalhando ao seu lado, cada uma com seu próprio conjunto de habilidades que o ajudará a ter uma visão geral e a dar os próximos passos apropriados.
As possibilidades de crescimento e reinvenção do seu negócio são exponenciais quando você tem ao seu lado boas pessoas que possuem habilidades complementares, estão comprometidas com o sucesso do empreendimento e compartilham seu senso de generosidade.
Como escolher um bom sócio para sua empresa?
Para escolher um bom sócio para a sua empresa, busque por pessoas que completem as suas habilidades, e possam contribuir positivamente com o negócio.
Nem sempre o parente ou o amigo, será um bom sócio.
Normalmente, para saber se uma pessoa será um bom sócio ou não, são utilizados os seguintes critérios:
Igualdade cultural com a cultura da empresa
Os objetivos dessa pessoa estão alinhados com os da empresa? Ela vê uma maneira de realizar seus próprios objetivos pessoais e profissionais trabalhando para a empresa?
Como um sócio é uma parceria de longo prazo, é crucial ter isso em mente. Você não quer uma pessoa boa ao seu lado que tenha um “prazo de validade”.
Portanto, qualidades como se relacionar bem com os outros, ter objetivos semelhantes, ter habilidades complementares, ser proativo e não ter um perfil submisso e concordar com tudo o que você diz são cruciais.
Tem em vista obter resultados favoráveis
Ter um parceiro de negócios que gere resultados é tão importante quanto ter um que apoie suas decisões. É crucial avaliar sua produção e entrega antes de torná-lo um acionista.
Se um funcionário promete ter um bom desempenho como se a empresa pertencesse a ele, ele deve cumprir essa promessa. A probabilidade de ele manter o sucesso como sócio é alta.
Avalie tempo e consistência da pessoa
Dado que uma sociedade não é um empreendimento de curto prazo. Também é impossível que haja consistência nos resultados.
E avaliar isso é crucial por dois motivos:
- Prove que seu futuro sócio está em sintonia com os objetivos da empresa e produzindo resultados mês a mês (retirando o fator “sorte” da tomada de decisão); e
- Resultados consistentes requerem algum tempo no negócio, e é por isso que ajuda ter alguém do seu lado que seja bem versado no setor e familiarizado com o funcionamento interno da empresa, suas equipes e seus funcionários.
Aqui estão algumas informações cruciais: os parceiros não são necessariamente as pessoas que irão “dividir” o negócio com você. Os modelos sociais provaram ser eficazes para aumentar a produtividade de qualquer negócio.
Agora que você já sabe como escolher um bom sócio para sua empresa, coloque seus conhecimentos em prática. E faça uma boa escolha.