Notícias de emprego que viralizam no whatsapp são falsas, alerta empresas!

Com oferta de emprego em baixa, estão sendo criados anúncios falsos de emprego na internet

A crise no mercado de trabalho atinge pelo menos 11,8% dos brasileiros, aponta dados do quarto trimestre de 2017 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) trimestral divulgada nesta sexta-feira, 23 de fevereiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com oferta de emprego em baixa, estão sendo criados anúncios falsos de emprego na internet, principalmente através do aplicativo de mensagens “Whatsapp”.

As ofertas de emprego mais comuns são para a AMBEV e Correios. No anúncio (veja abaixo), é oferecido um link para envio de currículo e agendamento de entrevista. No entanto, além de não conseguir enviar sua ficha profissional, pessoas relatam problemas com vírus ao clicar no site divulgado.

Exemplo de mensagens utilizadas nas ofertas de emprego

De acordo com especialistas, o anúncio tem uma única intenção: roubo de dados. O método utilizado é o “modus operandi”, que funciona da seguinte forma: a pessoa clica no link, entra no site, responde três perguntas e é obrigada a compartilhar o link com seus amigos. Após todo o processo, nada acontece.

Empresas alertam

“Nos últimos dias, tem circulado na Internet e nas redes sociais um falso anúncio com informações inverídicas sobre vagas abertas para contratação de pessoal nos Correios. A Vice-Presidência de Gestão de Pessoas (VIGEP) da empresa reitera que não há nenhum processo seletivo ou concurso público em aberto na estatal.

Diante da reestruturação organizacional e da reorganização do processo produtivo, os Correios estão reavaliando todos os estudos relacionados ao quantitativo da força de trabalho em cada localidade do País. Somente após a conclusão desses estudos será possível dimensionar a real necessidade de efetivo para realização de um novo concurso público”, informou os Correios (veja abaixo).

Currículos deverão ser enviados através de sites oficiais

Os interessados em se candidatar a alguma das empresas devem sempre procurar sites oficiais, como por exemplo, o endereço eletrônico da própria empresa. No caso da AMBEV, a empresa possui um setor específico para contratação de novos funcionários: (https://www.ambev.com.br/carreiras/trabalhe-conosco/).

Concursos públicos podem ser a saída

A saída para driblar a crise no setor privado pode ser a preparação para novos concursos públicos. Nesta semana, por exemplo, pelo menos 147 órgãos têm inscrições abertas para preenchimento de nada menos que 19.188 vagas. As oportunidades são destinadas a candidatos de todos os níveis de escolaridade (fundamental, médio, técnico e superior) em todo o país nas esferas municipais, estaduais, distrital e federal e nos poderes judiciário, legislativo, executivo e forças armadas. Mais informações sobre concursos, clique aqui.

Comentários estão fechados.