Recorde histórico: Inadimplência de micro e pequenas empresas no Brasil alcança marca de 5,3 milhões

O número de micro e pequenas empresas inadimplentes no Brasil chegou a 5,3 milhões em março, maior nível desde o início da série histórica iniciada em 2016 pela empresa de análise de informações de crédito Serasa Experian. As informações são do Reuters.

Segundo o levantamento feito, o setor de serviços foi o que viu mais empresas se tornando inadimplentes em março, com um alta de 11,6% em relação ao mesmo mês do ano anterior. A indústria e o comércio vieram na sequência, com aumentos de 3,2 e 2,8%, respectivamente.

A região Norte foi teve a maior alta na inadimplência de micro e pequenas empresas em março na comparação anual, de 8,2%. No Sudeste, os calotes do segmento subiram 7,8%, seguido pelo Centro-Oeste com aumento de 7,5%, Sul (+6,9%) e Nordeste (+3,4%).

“O fraco desempenho da atividade econômica durante o primeiro trimestre acabou por não favorecer a ampliação da geração de caixa das empresas. Este fator e a alta da inflação foram os responsáveis pelo aumento do número de micro e pequenas empresas com dívidas atrasadas e negativadas”, afirmou a Serasa Experian em comunicado à imprensa.

O mês de março também foi de quebra de recordes no número de empresas de todos os portes inadimplentes, 5,7 milhões, de acordo com dados da Serasa Experian. O número representa um aumento de 4,5% na comparação anual. As micro e pequenas empresas representaram 95% do total das empresas com dívidas em atraso no país.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.