PA: Belém registra casos de Covid-19 após volta às aulas presenciais, diz sindicato

Cerca de 30 escolas municipais de tiveram alunos e professores infectados

De acordo com uma pesquisa do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp) cerca de 30 escolas da rede municipal de Belém registraram casos de Covid-19 após a volta às aulas presenciais.

Segundo o Sintepp, o registro dos casos da doença ocorreram principalmente nos estudantes que retornaram às atividades.

Entretanto, também pode-se constatar a presença do vírus nos professores, que seguem dando aulas sem a segurança sanitária necessária.

Nesse sentido, os educadores têm protestado contra a retomada sem um plano de proteção. Os profissionais se dizem obrigados a manter as aulas presenciais, sem qualquer critério de seleção. Muitos fazem parte do grupo de risco para coronavírus, mas mesmo assim precisam comparecer às escolas, segundo eles.

“Sou cardíaco, sou hipertenso, estou acima do peso, e pelas recomendações da OMS, servidores do grupo de risco não deveriam estar em atividades presenciais. Eu estou pedindo só que a prefeitura reconheça meu estado de comorbidade, mas eles tem se recusado”, conta o professor da rede pública, Cássio Guilherme, à TV Globo local.

Prefeitura de Belém não toma atitude, segundo professores

As aulas presenciais nas escolas municipais de Belém retornaram no último dia 14 de setembro.

Nessa primeira fase de retomada quantificou-se 7 mil alunos presentes nas salas de aula. Atualmente, Belém conta com cerca de 70 mil estudantes matriculados na rede municipal.

De acordo com o professor Cássio, na escola onde trabalha uma aluna contraiu a Covid e uma professora apresentou sintomas da doença.

Ambas mantiveram contatos com toda a comunidade escolar, de acordo com as suas atividades no dia a dia.

“Quando reportamos isso pra direção da escola, a prefeitura diz que vai desinfectar o espaço. Mas entendo que isso não é o bastante”, opina o professor.

A direção da escola, que é municipal, diz que há um caso suspeito na unidade.

Rede privada também registra casos

Uma escola particular no bairro de Nazaré, em Belém, suspendeu as aulas presenciais de uma turma do jardim 2 do ensino infantil e do terceiro ano do ensino fundamental, após duas crianças testarem positivo para a Covid-19. Os dois alunos são irmãos, ambos assintomáticos.

Segundo comunicado, o Colégio Marista Nossa Senhora de Nazaré foi informado do teste positivo pela mãe das crianças no domingo (11). Professores das duas turmas foram afastados.

A instituição resolveu suspender as aulas dos dias 13, 14 e 16 de outubro, mantendo aulas virtuais e orientou que cada família monitore possíveis sintomas nos estudantes e sugeriu o teste para o novo coronavírus. “Em casos positivos, solicitamos a comunicação imediata”, informou.

Leia também – 11 estados brasileiros já retornaram ou têm previsão de volta às aulas presenciais

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.