Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

MEC prorroga pela terceira vez a volta das aulas presenciais

O Ministério da Educação estendeu autorização para as aulas EAD nas Universidades Federais até o fim do ano

Em nova portaria publicada no Diário Oficial na última quarta-feira (17), o Ministério da Educação (MEC) aprovou a suspensão das aulas presenciais nas Universidades Federais até o fim do ano de 2020, em razão da situação causada pela pandemia do coronavírus, como medida de segurança da população.

Na Portaria nº 544, de 16 de junho de 2020, são revogadas as Portarias MEC nº 343, de 17 de março de 2020, nº 345, de 19 de março de 2020, e nº 473, de 12 de maio de 2020.

Em caráter excepcional, foi autorizada pelo MEC a substituição das aulas presencias por atividades letivas realizadas por meios digitais e tecnológicos em cursos regularmente autorizados em instituições federais de Ensino Superior até 31 de dezembro de 2020.

Substituição dos componentes curriculares

Ainda segundo o texto da portaria, é de responsabilidade de cada instituição definir os componentes curriculares a serem substituídos, bem como ceder os recursos necessários aos alunos para o acompanhamento das atividades e a realização das possíveis avaliações remotas. As universidades possuem autonomia para estabelecer novos calendários, se necessário.

As instituições deverão também informar ao Ministério da Educação, através de ofício, a opção pela substituição das atividades letivas até 15 dias após o início das atividades a distância.

Estágios e atividades de laboratório

As atividades laboratoriais, profissionais ou de estágio  também poderão ser substituídas, desde que respeitando as Diretrizes Nacionais Curriculares. Contudo, excepcionalmente para o curso de Medicina, a substituição  só foi autorizada para as disciplinas teórico-cognitivas, a substituição das atividades práticas não foi liberada.

Fontes: Semesp, Diário Oficial da União.

 

Leia Também:

brasil 123  
46 Comentários
  1. Gerson Santos Diz

    Eu ouço muitos pais reclamarem que os filhos não podem assistir aulas online porque não tem acesso a internet. Isso é uma realidade. Assim como também é uma realidade que temos muitos que diz não ter internet, mas tem uma caixa de cerveja pra tomar todo fim de semana. A desigualdade social nos traz realidades diferentes. Concordo com as aulas EAD, mas até que ponto suprirá a emanta curricular das áreas oferecidas pelas Universidades e Faculdades?

  2. Francisca Diz

    Na verdade oque está acontecendo é que os professores estão adorando a idéia de trabalhar em horário reduzido e em suas casas e recebendo igual, muito comodo para eles, não conheço nenhum que queira voltar as aulas presenciais, e os pais além de ter que trabalhar fora, chegam em casa exaustos tendo que ainda ajudar nas aulas on line. simplismente ridiculo a situação que chegou, sendo que jovens não vão em aulas presenciais mais vão em festas etc….

    1. Adriano Heitor Diz

      Desculpe, Sr.ª Francisca, mas discordo de sua posição. Minha filha é professora em duas escolas (uma particular e outra municipal) e a carga horária dela está muito maior do que em sala de aula. Falo de cátedra, pois sou eu quem está editando parte de suas aulas e sei o quanto está sendo penosa essa situação. Concordo com V. S.ª no que concerne ao cansaço dos pais; quanto à ida dos jovens às festas, aí cai na consciência de cada um, pois, quem assim age, agirá de maneira irresponsável em qualquer situação, visto ser uma questão de consciência pessoal.

      1. Maria Betania Diz

        Concordo com você, pois eu também sou professora e tenho trabalhado muito mais que nas aulas presenciais, infelizmente só entendem os próprios professores e os familiares que estão nos apoiando. São noites mal dormidas, ansiedade, dificuldades para editar aulas, inibição diante de câmeras, entre outras coisas.

  3. ROSA MARISE A. LIMA Diz

    Concordo 100% que as aulas presenciais sejam anuladas e que continuem as aulas a distância nas universidades/faculdades. As aulas a distância estão funcionando bem.
    É uma irresponsabilidade abrir aulas presenciais pois são milhões de alunos , funcionarios e professores em circulação nos transportes também.
    #2020NÃOAS AULASPRESENCIASEMTODASASUNIVERSIDADESEFACULDADESPARTICULARTAMBEM!!!
    UNIVERSIDADES PARTICULARES TAMBEM NÃO.EM.2020, TEM SALAS COM MAIS DE 100 ALUNOS EM VARIAS DISCIPLINAS.

  4. Marcia Diz

    Concordo plenamente. Estamos em uma PANDEMIA!!! Será que esse povo ainda não entendeu?

  5. Lucas Diz

    Declarem o ano letivo como perdido logo. Melhor que as aulas não voltem mesmo, ao menos não enquanto a epidemia esteja controlada.

  6. Alba Diz

    Engraçado,, as universidades particulares as pessoas ñ transmitem doenças? Ou eles estão preocupados apenas com o “giro de capitais” e não com as vidas??? As salas e o intervalo são aglomerados de pessoas iguais as universidades federais….

    1. Paula Diz

      Vc tá por fora hein querida, eu sou da Unip que é uma universidade particular e lá tbm está suspenso as aulas assim como nas federais.

    2. Laura Diz

      O estado não pode interferir na iniciativa privada.

    3. Solange Diz

      Em vez de preocupar com a saúde dos filhos , estão preocupados e se o professor tá trabalhando em casa ? Tá achando que é fácil para o professor ficar montando apostila , corrigindo um monte de apostilas toda semana?

  7. Camila Favero Schonenberger Diz

    Eu como profissional da saúde já formada a 18 anos espero realmente que aulas práticas não sejam jamais substituídas por EAD. Que façam então próximo ano. Já imaginou que profissionais se formarão se assim for? Existem conteúdos que se precisa realmente ver em prática, ao vivo p se ganhar experiência. Que Deus os abençoe!

  8. Silvia Regina Diz

    Não entendi porque estão reclamando de pagamento se a reportagem fala sobre as universidades federais e não particulares. Que eu saiba, as universidades federais não cobra mensalidade.

    1. Brito Diz

      Ir ao centro, shopings e afins, e opcional; escolas não são opcionais!

  9. Thiago Diz

    Alguém já parou para pensar como seria uma sala com 40 a 50 alunos, fechada com ar condicionado ligado, horário de intervalo ? Imagina uma pessoa infectada com um virus que ninguém sabe realmente o certo como se transmite. Quantas pessoas podem contrair esse virus e levar para seus familiares ? Quantas pessoas vao procurar o sistema unico de saúde ou clinicas particulares de uma vez ? Essas medidas de contençao sao para tentar evitar que o covid-19 se espalhe mais rápido, mesmo sabendo que existe várias pessoas que não ligam para nada e continuam falando que nao usa marcara e nao lava as mãos pq já existiu virus muito pior, o governo está tentando evitar a proriferação e ajudar familias carentes com auxilio emergencial, mas esse dinheiro uma hora vai acabar, e quando o desemprego aumentar, a culpa vai ser do governo e não da população, como sempre.

    1. Marcos Paulo Fernandes Alves Diz

      Meu caro,só vou discordar a questão do auxílio porque dinheiro na mão do pobre gera consumo e faz com que, no fim desse motor econômico, possa voltar ao governo federal em forma de imposto. O problema do país não é o dinheiro do auxílio emergencial, mas sim, é o desvio público de recursos, falta de fiscalização e principalmente, a falta de políticas públicas eficientes para auxiliar a parte mais pobre da sociedade.

    2. ROSA MARISE A. LIMA Diz

      Concordo 100% que as aulas presenciais sejam anuladas e que continuem as aulas a distância nas universidades/faculdades. As aulas a distância estão funcionando bem.
      É uma irresponsabilidade abrir aulas presenciais pois são milhões de alunos , funcionarios e professores em circulação nos transportes também.
      #2020NÃOAS AULASPRESENCIASEMTODASASUNIVERSIDADESEFACULDADESPARTICULARTAMBEM!!!
      UNIVERSIDADES PARTICULARES TAMBEM NÃO.EM.2020, TEM SALAS COM MAIS DE 100 ALUNOS EM VARIAS DISCIPLINAS.

  10. Lidiane Diz

    👏👏👏👏 Para o MEC, espero que seja assim para os demais.

  11. Coringa Diz

    Pooh! Maior saudade das tretas da turma. Mano vocês não estão entendendo a aula presencial é a maior loucura, na UF que eu estudo mesmo é sensacional mano, fazemos muita orgia, fumamos nossa erva o dia inteiro pra relaxar, essa é a vida que eu pedi à Deus, tanto que já estou na Universidade à um bom tempo, e não me preocupo em reprovar o período, pois, quanto mais tempo eu passar estudando é melhor pra mim. Sou jovem sim, e ninguém pode negar que eu sou o futuro da nação.

    #voltaasaulas
    #liberaçãodamaconha
    #lulalivre
    #paunocudebolsonaro

    1. Lucas Diz

      Poxa, me diga que UF que rola orgias e erva o dia todo, tô interessado hehehe. Onde estudo não tenho tempo nem pra respirar, porque tenho que ficar o dia todo com a cara enfiada nos livros :/

    2. Adriana Diz

      Trabalho em uma empresa no ramo de odontologia , infelizmente estamos passando por momentos difíceis e se não voltar às aulas estaremos todos sem emprego pois com a crise da pandemia não estamos conseguindo sobreviver , já ficamos muito tempo fechados não há como uma empresa sobreviver dessa maneira infelizmente , temos que encarar de frente essa situação além das mortes pelo covid o desemprego as empresas fechando e muita gente sendo mandada embora

  12. Silvana Diz

    Não haverá aula presencial … entendemos a situação, porém pagamos escolas, faculdades , cursinhos . Esses estabelecimentos estão fechados economizando nos 3 períodos de aula. Não aceitam acordo nenhum. Estou pagando material presencial e eles estão dando tudo on line. Isso é um absurdo. Todos estamos em situação difícil. Quem vai prestar vestibular já está sendo prejudicados pois não é a mesma coisa as aulas . E não vejo nenhuma decisão a ser tomada .

    1. Quelzinha Diz

      A educação sempre é prejudicada.
      Não vejo nenhum problema no ensino médio, cursos, estágios, faculdades voltarem…

    2. Natalia Diz

      Concordo!
      Faço curso de técnico em enfermagem em uma Universidade aqui da minha cidade, todos estes meses tendo aulas EaD e pagando o valor integral da mensalidade. Estao dando até prática em laboratório EaD …

  13. Jessé Diz

    Interessante o povo que critica o MEC, primeiro não sabem que o Decreto é para as Universidades Federais, segundo que se o Governo retornasse as aulas presenciais, esses mesmos iriam criticar a medida por que querem “salvar vidas”, ou seja, falam o que sabem e não sabem o que falam.

    1. AnaRodrigues Diz

      Engraçado q n podemos ter aulas, mas ir ao centro sim. O vírus está só nas escolas e shopping??? No centro, supermercados, igrejas, bares n tem vírus n?

    2. Gabriel dos Santos Diz

      Vcs tão bem informados mesmo, MEC ministério da ciência e cultura, vcs sabem quantos anos não existem esse ministério?

  14. Simone Diz

    E as aulas do ensino fundamental tem alguma previsão?

    1. Edna Quirino de Oliveira Diz

      O MEC tem alguma previsão das aulas presenciais do ensino fundamental e médio?

      1. Gilvan Diz

        O que elas estão economizando de mais significativo é água e luz, principalmente. Soma esses valores e divide pelo número de alunos! O valor será irrisório se fosse considera-lo para devolução. Não valeria a pena brigar por pouca coisa quando muitas dessas escolas continuam pagando o salário integral dos professores para que eles acumulem esforços para levar conhecimento aos nossos filhos, mesmo “virtualmente”. Muitas vezes utilizando até o dinheiro da água e luz para reequipar aescola a essa nova demanda. Também sou pai de aluno e quando penso que paguei a escola à vista pra ter um desconto….Mas fazer o quê? Agora, se depois de tudo isso analizado, acharmos que vale a pena brigar por um desconto, até por o ensino on line não está com um minimo de qualidade, então será válido um acordo com a escola. Pelo menos na escola do meu filho ele está aprendendo um pouco devido a tecnologia empregada pela escola que favoreceu bastante. Mas cada caso é uma realidade. Tem alunos por exemplo que não tem computador ou internet.

  15. Ana Quézia Queiroz Machado Cerqueira Diz

    Concordo com a Claudinea,como vai ser a distância, tem que ter desconto, mesmo porque, nos estamos enfrentando dias difíceis pela pandemia, e a dificuldades para pagar as mensalidades são grandes, pois aumentou o desemprego.

  16. MELANIA ALVES ROCHA Diz

    Isto é uma vergonha sério muitos vai tranca faculdade por conta disto vcs do MEC não vê quantas pessoa não pode estuda em casa pq não tem paz não aprende nada. Agora mensalidade e pontual ne se não paga vcs suja nome mas libera ter aula vcs não quer . E falta de todos alunos de todas faculdades trancase ninguém pagar nada queria ver vcs paga professor banca seus rabaos e fala não ter a aula seu idiotas

  17. MELANIA ALVES ROCHA Diz

    Isto é uma palhaçada do MEC pq pode abri lojas e shoping e faculdade não? Caralho agente trabalha pra paga mensalidades e estes malditos tira direito da gente estuda as asas na faculdade presencial .vcs acha que todos da faculdade tem internet tem paz em casa mas aulas a distância com isto aprende nada seus vagabundos coloca as aulas volta logo

    1. Bolsonaro Diz

      Minha nossa, com esse português não sei como chegou na faculdade…kkkk.
      Devia reclamar menos e ler mais!

      1. MARINA CLAUDIA OLIVEIRA PAULA Diz

        Notei a mesma coisa mas ia ficar quieta, até q vi seu comentário e não resisti.
        Hahahahah… Difícil saber como chegou na faculdade escrevendo assim.

        1. Jcicero Diz

          O português já não é fácil, e o jumento batizado escrevendo assim, aí complica ,e tá fazendo curso superior
          Misericórdia
          Kkkkk

    2. Professor QUE FALA NA LATA Diz

      Com tantos erros de português ,vc no mínimo é estudante do ensino fundamental ou no máximo ,do médio que tá revoltado pq não tá podendo ir pra escola bagunçar e fazer zona, oq estudar seria a última coisa q vcs adolescentes idiotas gostam de fazer. Vai ter q ficar em casa sim com papai e mamãe proibindo de sair pra ir transar e fumar maconha. FICA EM CASA! KKKKKKKKKKKK

      1. Tatiana Diz

        Reclamação sobre pagamento de mensalidades sendo que a portaria trata sobre as universidades pública…. Demonstra que nem interpretação de texto os universitários estão conseguindo fazer.

    3. Inha Diz

      Aulas presenciais de lingua portuguesa urgente para você.

  18. Graziella Diz

    E as aulas para o Ensino Fundamental 1 e 2? Como ficam as atividades, escolas, alunos e Professor?
    Estamos na linha de frente para volta às aulas nos picos de Pandemia. Sou Professora e Terapeuta, gostaria de entender quais medidas serão tomadas.

    1. Jéssica Diz

      E as faculdades privadas, como ficam?

    2. Gustavo de oliveira Diz

      Mds, pq não cancelam o ano letivo de uma vez, as pessoas não conseguem aprender nada com as aulas online

  19. Claudineia Domingos Alves Diz

    Mas as faculdades particulares tem que dar descontos nas mensalidades também né

    1. Wlianna Araújo Diz

      Olá! Na Portaria há apenas informações sobre o que deve ocorrer nas universidades federais.

      1. Rosa Marisa Fernandes De Resende Diz

        Realmente lendo as respostas, fica evidente que o problema não é ter ou não aula presencial. O maior problema e ver tantas pessoas reclamando e notar que não sabem ler e somente reclamar! Está determinação meus caros é por enquanto para as universidades públicas e gratuitas será que entenderam ou precisamos desenhar?

    2. Ana Lúcia q.c Diz

      Um desconto vai ajudar muita gente

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?