Universitários criam jogo de tabuleiro com conteúdos de vestibular

Já pensou em estudar para o vestibular ou para o ENEM através de jogos? Conheça a seguir mais sobre essa proposta!

Um jogo de tabuleiro promete ajudar você a aprender conteúdos para o vestibular de forma descontraída.

Chamado “Desafios do Vestibular”, esse passatempo foi criado por universitários do curso superior tecnológico de Gestão de Negócios e Inovação, da Fatec Sebrae.

Contando com tabuleiro típico, peões, dados, cartas e um manual de instruções, ele está disponível para baixar gratuitamente na plataforma da instituição.

Claro que em tempos de pandemia pode ser difícil de estudar junto com outros amigos que têm a mesma meta de passar no vestibular. Mas pode ser uma boa para envolver toda a família nesse objetivo durante o período de distanciamento social. O que acha?

Como funciona o jogo Desafios do vestibular

De acordo com os estudantes, o jogo Desafios do Vestibular foi criado para promover certa integração entre os jovens que desejam aprender conteúdos referentes ao exame.

Trata-se de um game no estilo tradicional, nada complexo, com perguntas e respostas, as quais vão promovendo a progressão de cada participante até a linha de chegada. Há um desafio final para determinar o vencedor, esse passo é chamado de “Reitoria”.

São diversas questões relacionadas a conteúdos que costumam ser cobrados em vestibular, se apegando a matérias gerais em provas de todo o País.

A invenção do jogo, segundo os criadores, passou por uma fase inicial de estudo do público-alvo. Foram pesquisadas características sociais, psicológicas, culturais, entre outras.

Outros jogos foram desenvolvidos pelos alunos

Fora o jogo Desafios do Vestibular, os universitários inventaram outros games didáticos, mas que podem auxiliar em outros processos de aprendizagem e voltados para públicos diferentes. São eles:

  • A Vida do Empreendedor – Ajuda os participantes a compreenderem a vida no âmbito dos negócios e desenvolverem características empreendedoras.
  • Extras – Voltado para adolescentes, se inspira em obras famosas da literatura fantástica.
  • CashThree – Traz uma divertida atividade para aprender educação financeira, até mesmo sobre investimentos.
  • Lexia – Criado para crianças de sete a 12 anos, sobretudo para aquelas que sofrem com distúrbios de aprendizagem, como a dislexia.

Para baixar e se divertir e estudar para o vestibular ao mesmo tempo, basta entrar no site da Fatec Sebrae. Volte aqui para dizer se gostou!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.