Covid19 causa disfunção erétil?

Novos sintomas no sistema circulatório exigem reforço dos cuidados.
Disfunção erétil masculina passa a ser um dos potenciais sintomas da covid. Fonte Pixabay

O conhecimento científico avançou sobre o vírus da covid 19. Assim se entende melhor quais são os sintomas que ele causa. De início se considerava que a covid atacava a principio as vias de respiração. Mas um entendimento mais preciso surgiu conforme se descobria a ação do vírus no sistema circulatório.

Assim novos sintomas e sequelas da covid surgiram. Danos neurais e tromboses constam como efeitos da doença. Afinal, o vírus também inflama o aparelho cerebral e cardiovascular. Pra não falar dos já conhecidos sintomas de falta de ar e perda do olfato e do paladar.

Uma das descobertas mais recentes é sobre os efeitos da covid nas funções sexuais. Eis que um dos possíveis efeitos colaterais é causar disfunção erétil masculina.

A seguir veja o que se sabe sobre a revelação desse novo sintoma.

Uma consequência lógica

A associação entre o vírus covid 19 e a impotência masculina não é algo nada extraordinário. Pois se relaciona de forma direta com as complicações sobre o sistema circulatório.

O vírus pode causar inflamação dos vasos sanguíneos. Isso influencia também na irrigação do pênis. Ou seja, a passagem de sangue para o órgão sexual masculino fica prejudicada. Assim, a disfunção erétil é outro efeito da doença.

Entretanto, o que tem chamado atenção é ser possível que a impotência permaneça como sequela. Pesquisadores têm alertado sobre a disfunção erétil perdurar mesmo depois do vírus ser eliminado do organismo.

Os problemas de ereção significam mais do que outra sequela duradoura. Sua persistência pode indicar algo da força com que o vírus atacou o organismo. Afinal, a ereção sinaliza o estado de saúde do homem. Ter suficiência sexual é consequência de ter corpo e mente saudáveis.

A disfunção erétil poderia indicar não apenas consequências sobre a circulação sanguínea. Também se considera que ela esteja ligada as sequelas sobre o sistema respiratório.

Evolução de pesquisa

Ainda há coisas para esclarecer sobre a ligação entre Covid 19 e disfunção erétil. Pois se trata de um sintoma descoberto a pouco tempo. Então precisa de melhor acompanhamento dos cientistas.

Entretanto a hipótese que liga que covid a impotência já vinha sendo considerada no início da pandemia. Algo que já vinha sendo cogitado por cientistas chineses ao estudar possíveis ações do vírus sobre a testosterona.

Mas os resultados atuais são produto de pesquisas conduzidas nos Estados Unidos e na Itália. Resultados tanto do acompanhamento médico de pacientes quanto de exames em laboratório.

Seja como for esse novo sintoma vem para reforçar o apelo nos cuidados para transmissão da doença. De novo surge como motivo para a população usar mascaras e manter o distanciamento social.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.