Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

Concurso Correios 2020 com 4.462 VAGAS entra na reta final de inscrições

O concurso Correios oferece 4.462 vagas para jovem aprendiz.

As inscrições do processo seletivo da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios) serão aceitas até a próxima sexta-feira, dia 29 de maio. O concurso Correios oferece 4.462 vagas para jovem aprendiz.

As oportunidades são em caráter imediato e em formação de cadastro reserva. As vagas são para Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Alagoas, Bahia, Rio Grande do Sul, entre outros Estados, além do Distrito Federal.

O concurso visa contratação especial de aprendizes, para o preenchimento de 4.462 (quatro mil, quatrocentos e sessenta e duas) vagas e formação de cadastro reserva, na formação de Assistente Administrativo e Assistente de Logística.

São atribuições do aprendiz dos Correios: transportar documentos entre as áreas internas; receber e expedir documentos; arquivar documentos; repor material de expediente; apoiar a realização de eventos (organizar ambientes e verificar equipamentos/materiais conforme o solicitado); manter arquivos ordenados e atualizados; executar serviços em meios eletrônicos, tais como elaborar planilhas, digitar expedientes e contatar, por mensagens eletrônicas, os clientes internos; realizar serviços reprográficos; utilizar multimídia e retroprojetor; realizar atendimento telefônico; auxiliar na entrega de senhas e organização de filas, fornecendo informações necessárias ou encaminhando os clientes conforme o serviço solicitado; prestar informações sobre os serviços e produtos dos Correios, cumprir as atividades previstas no curso de aprendizagem coordenado pela entidade qualificada em formação técnico-profissional.

Requisitos

Os requisitos estabelecidos neste edital devem ser observados obrigatoriamente antes da realização da inscrição, visto que o não atendimento a qualquer um deles elimina, definitivamente, o candidato do Processo Seletivo:

a) Ter nacionalidade brasileira ou estrangeira, se residente no Brasil há mais de quinze anos ininterruptos, sem condenação penal, desde que requeiram a nacionalidade brasileira, em conformidade com o art. 12, inciso II, alínea “b” e art. 37, inciso I da Constituição Federal, ou se residente no Brasil há mais de dez anos, tenha cônjuge ou filho brasileiro e também os portugueses, conforme o art. 353 da Consolidação das Leis do Trabalho;

b) Ter entre 14 e 22 anos completos, no ato da contratação. A idade máxima prevista não se aplica aos candidatos pessoas com deficiência;

c) Estar cursando, no mínimo, o 6º (sexto) ano do ensino fundamental;

d) Estar matriculado e frequentando a escola (caso não haja concluído o ensino médio);

e) Não ter sido contratado anteriormente como jovem aprendiz pelos Correios e/ou mantido vínculo empregatício com esta Empresa;

f) Não haver concluído, a qualquer tempo, curso de aprendizagem de conteúdo programático similar ou idêntico ao proposto nesse Programa de Aprendizagem;

g) Ter disponibilidade para cumprir a jornada de aprendizagem, conforme previsão do item 6, no turno para o qual se inscreveu; e

h) Aderir e se comprometer a cumprir o Código de Ética e Normas de Conduta dos Correios e os demais regulamentos da Empresa.

Jornada de aprendizagem

A jornada de aprendizagem será de 20 (vinte) horas semanais, distribuídas em 04 (quatro) horas diárias, totalizando, no mínimo, 800 (oitocentas) horas no decorrer do Programa.

Acesse Agora as Principais Notícias no Brasil e fique atualizado

O Programa de Aprendizagem terá duração entre 12 (doze) a 24 (vinte e quatro) meses consecutivos, a critério da Administração Pública.

Lotação das vagas para todo o país

A seleção de Jovem Aprendiz dos Correios vai ser composta por quatro etapas, conforme informado no edital: inscrições, de caráter classificatório; comprovação de requisitos, com caráter eliminatório; exames médicos pré-admissionais, também de caráter eliminatório; e por fim, a contratação.

As vagas do concurso Correios 2020 para Jovem Aprendiz estão distribuídas para São Paulo, Rio de Janeiro, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul, entre outros Estados, além do Distrito Federal.

Os contratados vão iniciar suas atividades práticas e teóricas, esta através do curso de Assistente Administrativo. 

Inscrições

Os interessados em concorrer a uma das vagas poderão se inscrever entre 31 de março e 29 de maio de 2020, no site oficial dos Correios (www.correios.com.br). O candidato deverá seguir as seguintes etapas: Acesso à Informação; Empregados Públicos e em seguida clicar em Concurso Públicos.

As normas de participação, as localidades objeto do processo seletivo e a quantidade de vagas, estão descritas no edital de abertura e seus anexos, que estão disponíveis para os interessados, no endereço eletrônico.

A validade da seleção será de um ano, a partir da data de sua homologação, e poderá ser prorrogado por uma única vez por igual período.

Programa de aprendizagem

O Programa de Aprendizagem será realizado no sistema dual, que é composto pela fase teórica, nas dependências da entidade qualificada em formação técnico-profissional, e pela fase prática, realizada nas instalações dos Correios, sob orientação de um empregado dos Correios devidamente capacitado.

Quando o curso de aprendizagem utilizar a metodologia de educação a distância – EAD, as atividades relacionadas à fase escolar serão integralmente realizadas dentro das instalações da entidade qualificada em formação técnico-profissional ou dos Correios.

Quando o curso de aprendizagem utilizar a metodologia de educação presencial, antes de iniciar a parte prática nos Correios, o aprendiz fará um módulo básico de 120 (cento e vinte) horas sequenciais na entidade qualificada em formação técnico-profissional.

Na realização do módulo descrito no item anterior, o jovem permanecerá, semanalmente, 02 (dois) dias na entidade qualificada em formação técnico-profissional e 03 (três) dias nos Correios até o final da aprendizagem.

De acordo com o calendário escolar da entidade qualificada em formação técnico-profissional, o período em que estiver em férias ou recesso escolar, o aprendiz deverá comparecer aos Correios para as atividades da fase prática.

A entidade qualificada em formação técnico-profissional fornecerá ao término do contrato de aprendizagem o certificado de conclusão, descrevendo o curso realizado, com a respectiva carga horária e o perfil de saída.

A certificação da formação técnico-profissional dependerá da aprovação no curso de aprendizagem e da avaliação na execução das atividades correlacionadas, sendo, para efeito de conclusão, condição necessária ao aluno, o cumprimento integral das propostas curriculares teóricas e práticas.

Prioritariamente, a Empresa utilizará os Serviços Nacionais de Aprendizagem para ministrar o curso de aprendizagem, conhecido como “Sistema S”, por não gerar ônus financeiros para os Correios.

Quando não for possível a prestação de serviços pelo “Sistema S”, o curso será ministrado por Entidades sem Fins Lucrativos – ESFL. Nestes casos, o modelo do Programa de Aprendizagem descrito acima atenderá aos parâmetros mínimos definidos pela legislação; no entanto, poderá ter adequações próprias da entidade qualificada para prestar o serviço.

Veja o edital 

Quantidade de pessoal fixado

Em agosto de 2019, a Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais – Sest publicou no Diário Oficial da União uma portaria que fixa o limite no quadro de funcionários dos Correios. De acordo com o texto, a empresa deveria seguir um teto de 102.351 vagas.

Nos Correios, o quadro total de funcionários não deverá exceder 102.351 vagas – incluindo 170 funcionários anistiados, cujos cargos deverão ser extintos ao término dos contratos de seus atuais ocupantes.

Segundo o texto, há exceções de empregados que não devem ser contabilizados: aqueles com contrato de trabalho suspenso por aposentadoria por invalidez. A empresa diminuiu consideravelmente o total de servidores nos últimos anos, através de programas de demissão voluntária.

“Compete à empresa gerenciar seu quadro próprio de pessoal, praticando atos de gestão para repor empregados desligados ou que vierem a se desligar do quadro funcional, desde que seja observado o limite ora estabelecido e as dotações orçamentárias aprovadas para cada exercício, bem como as demais normas legais pertinentes”, afirma o secretário Fernando Antônio Ribeiro Soares, responsável pela assinatura das portarias.

Último concurso dos Correios

O último edital de concurso dos Correios foi divulgado em 2011. Na ocasião, foi divulgado um edital com 9.190 vagas distribuídas entre as carreiras de carteiro, atendente, operador de triagem e transbordo, analista de correios, médico do trabalho, auxiliar de enfermagem do trabalho, técnico em segurança do trabalho, analista de saúde, engenheiro de segurança do trabalho e enfermeiro do trabalho.

As vagas do Concurso dos Correios foram para todos os Estados brasileiros. Os salários oscilaram entre R$ 1.003,57 e R$ 3.211,58, sem incluir os benefícios oferecidos pela instituição.

O certame foi organizado pelo Cespe/UnB, que organizou provas objetivas compostas de 120 questões, sendo 50 de conhecimentos básicos – divididas nos temas de língua portuguesa, inglês (para alguns cargos), informática e administração pública – e 70 de conhecimentos específicos.

Veja também: Governo encomenda um novo estudo sobre privatização dos Correios

Leia Também:

brasil 123  
31 Comentários
  1. Luis Diz

    Os jovem não aprendem nada do vão servir de capacho por servidor.

  2. Michell Diz

    OS CORREIOS ESTÃO SENDO MASSACRADOS SEMPRE POR UM GOVERNO INÚTIL QUE QUER PRIVATIZAR TUDO O QUE VÊ NA FRENTE PARA FAZER DINHEIRO A QUALQUER CUSTO, ESSE P. GUEDES CRETINO QUER ACABAR COM O PAÍS , PORQUE NÃO VENDE A SEUS FILHOS AO INVÉS DE QUERER PRIVATIZAR tudo o que vê ? HOJE COM A PANDEMIA O QUE MAIS USAMOS TAMBEM SÃO AQUELES QUE TRABALHAM MUITO COMO E PRINCIPALMENTE OS CORREIOS , JA PENSOU SE TIVESSE INVESTIDO AO INVÉS DE SUCATEAR SENHOR MINISTRO DA ECONOMIA ?

    1. Carlos Diz

      O Governo esta certíssimo. Têm que privatizar essa desgraça que so faz ferrar com a vida do povo BR, com um serviço de péssima qualidade. Precisamos de mais empresas para concorrer uma com as outras e assim quem sai ganhando é o consumidor. Nenhum serviço publico é de qualidade.

  3. Rosevaldo Diz

    Hoje os requisitos para os processos são outros,não me encaixando assim no mesmo!..Mas alguns anos atrás prestei um concurso para trabalhar nos correios aqui em Taubaté na cidade onde moro..passei na primeira e na segunda etapa dos testes..paguei uma taxa de inscrição na época para participar da seleção..após passar pela segunda etapa do teste fui informado na mesma hora que seria chamado para exames médicos..se aprovado já começaria de imediato a trabalhar..até hoje nunca fui convocado..!!esse tipo de coisa desanima qualquer cidadão de bem que procura um espaço no mercado de trabalho!..tornando esses concursos duvidosos e mentirosos..servem só pra arrancarem nosso dinheiro..lamentável!

  4. Ragaela Diz

    Pq n ajudam também os pais de família q precisa sustentar a família pais de 29 anos q tem cursos técnico e nunca recebi essas oportunidades

    1. Nicolly Diz

      Um dúvida….
      Como tem para São Paulo, quais as cidades do litoral que tem vaga??

  5. Davi Diz

    Eles ensinam aquilo que temos fazer lá dentro?

  6. Gisele Diz

    Menor de idade não preenche todos os campos de inscrição , o programa e inteligente ele realiza a inscrição, sem precisar por oque o menor não possui em documento . Foi difícil mas na terceira tentativa consegui realizar , e pedir ajuda é importante pra realizar .

  7. Fernando Diz

    O correio está sucateado por culpa do governo federal, uma empresa que sempre deu lucro.
    Agora vem esse merda desse Paulo Guedes e quê privatizar, lógico que vai ganhar dinheiro aí tudo ele pensa em vender, à última dele foi o BB.
    Uma pena vê esse desgoverno, mais antes de isso tudo acontecer esse desgoverno cai.

    1. João Luis Teixeira da Silveira Diz

      Quem quebrou tudo no Brasil foi os merdas do PT, ou tu esqueceu os desgoverno comunistas esquerdopatas e retardados da era Lularapio?

  8. Vanderlei Diz

    Em vez de jovem aprendiz, contrateos temporariamente então pagando o salário correspondente a função, muitas empresas estão tirando proveito disto, “Jovem Aprendiz” e pagando uma ilusória remuneração.

  9. Alexsander Diz

    Como eu faço pra ter uma oportunidade de emprego? Tenho 14 anos

  10. Flávio Da Silva Firmiano Diz

    Eu queria uma vaga pra trabalhar fazendo entrega ! AL

  11. Dilma Dias Diz

    Não entendi esse concurso para jovem aprendiz pedindo carteira de habilitação e conta bancária,fui inscrever meu sobrinho e não pude concluir.Ele tem 16 anos não pude concluir.Todos os campos tem que ser preenchidos.Alguém me explica isso aí?

    1. NATANAEL MARTINS DOS SANTOS Diz

      A carteira de habilitação e conta bancária não são necessários pois eu não precisei colocá -los. Tente fazer com mais calma prestando bem atenção e leia tudo.

  12. Adriana jacinto santana Diz

    Quero trabalhar fechamento de cartas

  13. Fabrício Diz

    Também quero saber

  14. Maria Vitória Diz

    Eu tenho 15anos e quero muito pode ser qualquer coisa

  15. Orlando Diz

    Uma empresa toda sucateada pronta para ser privatizada

  16. Tatiana Souza França dos Santos Diz

    Quero trabalhar nos fechamentos das cartas é preciso fazer concurso

    1. Fabiano Diz

      É necessário apenas ser funcionária da Empresa, além do mais você terá outras tarefas pra fazer de acordo com sua idade.

  17. Jonas Diz

    Boa noite e quem está no cadrasto reserva dos concursos dos correios 2011(quando serão efetuados)

    1. Jorge Diz

      Concurso de 2011 não tem mais validade nenhuma. No máximo, quatro anos após o resultado final do concurso pra chamar alguém.

      1. Flavio Diz

        Os Correios não tem mais previsão de concurso. Foi aprovado orçamento anos atrás mais foi jogada política. As correspondências simples futuramente irão acabar no máximo diminuir, o que deve crescer será a encomenda mais a empresa e o governo pensa em privatização. Mudanças devedido ao cenário político e econômico devem acontecer nos próximos anos, mais concurso bem difícil e sem perspectivas.

    2. Ricardo Diz

      Ja foram amigo, caso vc n tenho ido tem que ir na banca organizadora e ver do porque vc ainda nao foi chamado

  18. Correa Diz

    Quem está na faculdade e tem 22 anos pode participar?

    1. Tatiana Souza França dos Santos Diz

      Quero trabalhar no fechamento das cartas , também tem qui fazer o concurso?

    2. Fabiano Diz

      Pode sim, você atende os requisitos mínimos de idade. Ou seja, a idade que fica entre 14 a 22 e está cursando no mínimo o 6 ano. Faço logo sua inscrição e aproveite.

    3. Gladson Valente Diz

      Pq não abrem pra idades maiores? Tipo eu tenho 41 anos.

  19. Elissandra Diz

    Tem vaga pra Carauari? Interior do Amazonas? Pk fala entre outros mas não aparece amazonas..

    1. Luis Diz

      Mão de obra barato.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?