Notícia sobre o FIM DAS PARABÓLICAS tradicionais assusta brasileiros de todo o país; veja o que fazer
O sinal da parabólica tradicional vai chegar ao fim e os brasileiros precisam saber o que fazer para não ficar sem TV
Muito em breve, o sinal das parabólicas tradicionais terão um fim. Isso porque está sendo implementada a tecnologia 5G no Brasil.
De acordo com a Siga Antenado, da Anatel, a tecnologia 5G irá obrigar os brasileiros a migrarem para a transmissão digital. Sendo assim, quem ainda utiliza a parabólica de sinal aberto deverá fazer a mudança para um aparelho digital.
Aparelhos digitais deverão substituir parabólica tradicional
A mudança para o aparelho digital deve ocorrer nas residências que utilizam a parabólica tradicional (de porte grande e feita de tela furada). Isso porque, em breve, ela irá parar de funcionar por não suportar o sinal digital.
Assim, deverá ser substituída por uma parabólica digital e por um receptor que suporte a banda ku.
É importante ressaltar que nem todos precisam fazer a substituição. A antena do modelo estilo “espinha de peixe” e a antena digital interna suportam o novo sinal digital. Por isso, não precisam ser trocadas.
Além disso, quem possui TV por assinatura também não precisa se preocupar, uma vez que o sinal é fornecido pelas empresas que vendem o serviço. Assim, não será necessário trocar o aparelho para o sinal digital funcionar.
Brasileiros podem obter Kit Antena Digital gratuitamente
O Kit Antena Digital, que inclui a antena e receptor digital, é comercializado por diversas empresas no Brasil e qualquer pessoa pode ter acesso.
Porém, os brasileiros podem ter acesso gratuito ao kit e instalação por meio da Siga Antenado, entidade da Anatel que tem o objetivo de ajudar as famílias a fazerem a transição para o sinal digital.
Para ter direito ao sinal digital gratuito é necessário fazer parte de algum programa social do Governo Federal. Nesse sentido, o principal requisito é ter inscrição no CadÚnico.
Além disso, também é necessário ter a antena parabólica tradicional instalada na residência, conectada e funcionando na TV. No momento da instalação, o técnico irá conferir essas informações e, se houver inconsistências, a família poderá perder o benefício.
Se a família tiver dúvidas sobre o seu cadastro no CadÚnico, poderá ligar para a Central de Atendimento da Siga Antenado, no telefone 08007292404. Dessa forma, poderá conferir se terá direito ao kit gratuito, caso a entidade já esteja agendando instalações em seu município.
Como solicitar a parabólica digital gratuita?
A Siga Antenado, entidade não governamental e sem fins lucrativos de iniciativa da Anatel, é a responsável por realizar a distribuição das parabólicas digitais.
Assim, aqueles que se enquadram nos requisitos do benefício poderão solicitar de duas formas diferentes. A primeira é pelo site oficial da Siga Antenado. Siga o passo a passo:
- Primeiro, acesse o site oficial da Siga Antenado;
- Na página inicial, clique no botão verde “Distribuição de Kits”;
- Em seguida, digite o CPF ou NIS (Número de Identificação Social) no campo indicado;
- Depois, será necessário responder a um questionário para saber se tem direito ao kit;
- Por fim, o cidadão será direcionado para um atendente para agendar a instalação.
Ademais, também é possível fazer a solicitação por meio do telefone 08007292404.
Benefícios da parabólica digital
A migração para o novo sinal de parabólica digital visa trazer mais qualidade para a vida dos brasileiros. Agora, todos poderão ter acesso a um equipamento de qualidade, com o melhor som e imagem.
A seguir, confira os principais benefícios do sinal digital:
- Imagem sem sombras ou chuviscos;
- Som de ótima qualidade;
- Mais de 80 canais já disponíveis, entre eles canais regionais;
- Programação inteiramente gratuita;
- Antena de tamanho menor, ocupando menos espaço;
- Nomes e número de canais padronizados;
- Equipamento tecnológico e moderno;
- A sintonização de novos canais ocorre de maneira automática.