A nota fiscal deve conter informações sobre as vendas de uma empresa e/ou serviços prestados, por isso, uma nota fiscal deve informar o impostos, os valores e quem está enviando e quem está recebendo o tipo de serviço ou produto.
A nota fiscal é uma obrigatoriedade prevista em legislação, por isso, as empresas precisam emitir a nota para evitar problemas com o Fisco, como sonegação de impostos.
A versão eletrônica da nota fiscal facilita o fluxo interno das empresas. Já que é possível informar os dados de compra e venda de forma rápida através do documento digital.
A empresa precisa estar enquadrada devidamente para emitir a nota referente ao produto ou serviço, por isso, o auxílio de uma contabilidade é fundamental para a saúde financeira de um negócio em diversos aspectos.
Para emitir uma nota fiscal é necessário obter um certificado digital, que funciona como uma assinatura eletrônica que eleva a segurança das transações dentro da internet. O certificado digital deve ser credenciado pela ICP (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira).
No entanto, para a devida emissão da nota fiscal, além do certificado digital, a empresa precisa conseguir a autorização para a emissão do comprovante eletrônico.
Para emitir a Nota Fiscal do Consumidor (NFC-e) e a Nota Fiscal de Produto (NF-e), a empresa precisa da autorização da Secretaria Estadual da Fazenda. Já a Secretaria Municipal de Finanças precisa autorizar a emissão da Nota Fiscal de Serviço (NFS-e).
Através de um programa emissor de notas fiscais, é possível gerar as notas no formato correto, com as informações necessárias e encaminhá-las ao Fisco, direcionando o processo de forma automatizada à Receita Federal.
Por isso, a emissão da nota fiscal é uma necessidade de todas as empresas, independentemente do porte, já que a sua ausência pode implicar em autuações e multas.
Além disso, a empresa fica descredibilizada no mercado, o que implica diretamente em risco de perdas de clientes e na impossibilidade de expansão do negócio.
O procedimento deve ser feito da forma correta, já que a emissão da nota fiscal eleva a segurança da transação financeira para a empresa e paga o cliente.
Portanto, é válido ressaltar a importância de um contador para a gestão de uma empresa, independentemente do seu porte ou segmento de atuação.