No mundo todo, 30 milhões de pessoas aprenderam habilidades digitais durante a pandemia

A Microsoft Corporation em parceria com o LinkedIn anunciou que ajudou mais de 30 milhões de pessoas em 249 países e territórios a ter acesso a habilidades digitais. As entidades superaram a meta inicial de 25 milhões firmada em junho de 2020.

Agora, as empresas estenderam o compromisso e manterão o programa de educação, que inclui diversos cursos de capacitação gratuitos, até dezembro de 2021.

De trabalhadores de fábrica a profissionais de varejo e motoristas de caminhão, milhões de pessoas recorreram às trilhas de aprendizagem online do LinkedIn, Microsoft e GitHub, durante a pandemia.

Afinal, atualmente se preparar e desenvolver novas habilidades para as funções mais requisitadas do momento se tornou uma necessidade de praticamente todos. Isso inclui atendimento ao cliente, gerenciamento de projetos e análise de dados.

Certificados de baixo custo

O anúncio, detalhado no blog oficial da Microsoft, baseia-se nos esforços das empresas para apoiar os profissionais que querem desenvolver suas carreiras ou então encontrar um novo trabalho. Dessa maneira, estenderam durante 2021 os cursos gratuitos LinkedIn Learning e Microsoft Learn, assim como certificações de baixo custo.

De acordo com as duas instituições, os cursos oferecidos se alinham aos 10 empregos mais demandados no Brasil.

O próximo estágio da iniciativa estabelece uma nova base para uma economia focada em habilidades por meio de um conjunto de novas ferramentas para conectar candidatos qualificados a empregos e empregadores.

No Brasil, a saber, como parte do programa Global Skilling, o Ministério da Economia anunciou em outubro de 2020, a Escola do Trabalhador 4.0. Trata-se de uma plataforma de ensino remoto desenvolvida pela sua Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (SEPEC/ME), em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a ONG Softex.

Habilidades digitais para o mercado de trabalho

O objetivo é atender 5.5 milhões de candidatos a emprego até 2023. E a Microsoft ainda irá disponibilizar 58 instrutores para oferecer orientação personalizada para até 315 mil pessoas.

Até o momento, a iniciativa Global Skilling já conta com 1.872.270 pessoas inscritas nas diversas rotas de aprendizagem do Brasil. Entre elas: atendimento ao cliente, gerente de projeto e representante de vendas, as que receberam mais inscrições. Além disso, na América Latina, Serviço ao Cliente, Analista de Dados e Suporte de TI/Suporte técnico são as habilidades com maior demanda.

E então, você aproveitou a pandemia para aprender novas habilidades digitais também? Conte para a gente!

Não deixe de ler também – Microsoft faz pareceria com ONGs para investir em capacitação profissional no Brasil

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.