Necessário: 4 filmes que debatem a exploração infantil

A exploração infantil – sexual ou de trabalho – é um enorme problema da sociedade mundial, sobretudo em países subdesenvolvidos. As péssimas condições locais, falta de estrutura, saúde, educação, assim como ausência de base familiar corroboram para agravar ainda mais a situação. 

Por demandar atenção e ter extrema importância, surge com frequência como tema de redação em vestibulares de todo país e no Enem.

Para entender melhor acerca da problemática, selecionamos filmes que abordam o assunto, conheça.

1. Nascidos em bordéis (2004)

O documentário mostra a realidade da cidade de Calcutá, uma das regiões mais pobres da Índia. Lá funciona uma rede de prostituição em meio à miséria, fome, assim como questões morais e religiosas.

O filme mostra a exploração e violência contra as meninas e mulheres. Além disso, exibe a vida de seus filhos, que vivem em meio ao caos, um cenário de extrema desigualdade, poucas chances e um verdadeiro círculo vicioso. Afinal, o caminho encontrado pelas meninas, filhas dessas mulheres, também é a prostituição.

2. Anjos do Sol (2013)

O filme conta a dura realidade da jovem Maria, de 12 anos, que morava no interior do Nordeste brasileiro. Entretanto, em 2002, sua família vende a menina para um recrutador de garotas de programa.

Logo após, Maria é comprada em um leilão de meninas virgens. Posteriormente é levada para uma casa de prostituição na região da floresta amazônica onde há um garimpo.

A partir daí, por meses, sofre diversos abusos, até que então consegue fugir e passa a viajar o país de carona. Porém, ao chegar no Rio de Janeiro a prostituição volta a cruzar sua vida.

3. Sonhos Roubados (2010)

O longa narra a história de três amigas que moram em uma comunidade no Rio de Janeiro. Elas resolvem se prostituir para conseguir realizar sonhos de consumo e pagar as contas do cotidiano.

O filme busca retratar a realidade de muitas jovens que muitas vezes acabam entrando em um caminho perigoso, como na prostituição, por exemplo, na maioria das vezes pela falta de oportunidades na sociedade.

4. Iracema: Uma transa amazônica (1974)

Filmado em 74, filme de cunho documental busca retratar a realidade dos problemas da região amazônica. Conta a história de uma jovem que sai do interior com destino a Belém para pagar uma promessa durante a tradicional festa do Sírio Nazaré.

Entretanto, nesse meio tempo, a menina entra em caminhos que a levam à exploração e prostituição. No prostíbulo conhece um motorista de caminhão e acaba pegando carona com ele para chegar a cidade do Rio de Janeiro e São Paulo. 


E então, o que acha de entender melhor esse tema? Infelizmente trata-se de um tabu na sociedade e demanda discussão para que medidas sejam tomadas.

Conheça também 3 filmes para entender a escravidão no Brasil

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.