Como não se abalar com críticas e feedbacks negativos
Para não se abalar com críticas e feedbacks negativos é preciso, acima de tudo, entender que isso acontece. Ninguém é perfeito! De vez em quando estaremos lidando com alguns tipos de feedbacks que tornam o nosso dia mais difícil. Faz parte.
Porém, se você sente que as críticas fazem o seu dia, semana ou mês “desmoronar”, então acompanhe este conteúdo e venha refletir sobre esses momentos!
Como não se abalar com críticas e feedbacks negativos?
Não existe receita para não se abalar com críticas e feedbacks negativos. Afinal, sempre nos sentiremos chateados quando algo não sai como o planejado. Nossa mente sempre irá nos “punir” dessa forma.
Mas, como sabemos que isso acontece de forma natural, também podemos saber que algumas ações podem minimizar a frustração e o mal-estar da situação. Veja algumas considerações nesse sentido:
1. Primeiramente, ouça atentamente
Saiba escutar ativamente o que está sendo falado para você. Jamais fique interrompendo a pessoa que está criticando, tampouco tente adivinhar o que ela vai falar a seguir. Mas sim, procure escutar, cada detalhe, absorvendo todas as informações que chegam até você.
Neste primeiro momento, nada precisa fazer sentido. Mas é interessante escutar para, mais tarde, refletir sobre todas as coisas que foram ditas.
2. Absorva e dê um tempo para processar a mensagem
Assim que a pessoa terminar de apresentar o feedback negativo dela, respire fundo e peça um tempo para absorver a informação.
Você não precisa ter uma resposta na ponta da língua logo quando o indivíduo termina de discursar os fatores negativos. Mas sim, você tem total direito de se dar um tempo para conseguir entender o que cada mensagem quis dizer.
3. Comece a sua autoanálise e verifique o que é real
Depois que você deu um tempo para a sua mente, é hora de não se abalar com críticas e feedbacks negativos e usá-los para a sua autoanálise.
Mas como fazer isso? Anote tudo o que você escutou. Verifique, ponto a ponto, o que realmente faz sentido ou não. Mas seja sincero, ok? Nada de querer mascarar os defeitos apenas para se sentir melhor.
Lembre-se: reconhecer as falhas é o primeiro passo para melhorar os pontos fracos.
4. Pense nos fatores positivos da situação
Pense no que você também fez de bom. Isso pode ajudar na hora de tentar não se abalar com críticas e feedbacks negativos. Afinal, quando ouvimos um feedback ruim, a nossa mente tendencialmente faz com que acreditemos que tudo o que fizemos foi ruim, mas isso nem sempre é verdade.
Portanto, acalme a sua mente e o seu coração reconhecendo para si mesmo quais foram as ações positivas que você tomou. Isso pode lhe ajudar a compreender que você tentou, só não deu certo, e tudo bem!
5. Busque as mudanças necessárias para “dar a volta por cima”
A partir de toda a análise acima, comece a pensar nas suas mudanças necessárias para dar a volta por cima e recomeçar de outra maneira. Veja o que pode ser feito para melhorar os pontos fracos que foram percebidos durante o processo de feedback.
E assim, construa um novo caminho para você, usando os erros como escada, não como punição.