Não recebi a Restituição do IRPF, o que pode ser feito nesse tipo de situação?
Se essa dúvida tem feito parte do seu dia a dia, saiba que existem algumas ações que podemos colocar em prática.
Para isso, o primeiro passo é entender o motivo pelo qual o pagamento não aconteceu. Assim, será possível tomar decisões mais assertivas.
No texto de hoje, apresentamos mais informações sobre esse assunto. Confira e tire as suas dúvidas!
Não recebi a Restituição do IRPF, e agora? Entenda o motivo
Se você tem dito “não recebi a Restituição do IRPF”, mas não sabe exatamente o motivo pelo qual isso aconteceu, saiba que é possível verificar a situação no site no qual foi feito o envio da Declaração, ou seja, no e-CAC.
Ao acessar o site, você pode verificar a sua situação com relação ao Imposto de Renda.
Normalmente, os motivos comuns de o dinheiro não ter sido enviado a você são:
- Você pode ter caído na malha fina;
- Há alguma inconsistência na sua declaração que precisa ser retificada;
- Os dados bancários enviados não estão corretos;
- Você possui algum débito em aberto com a Receita Federal, e o valor da restituição foi utilizado justamente para quitar a dívida ou parte dela.
Se porventura o seu caso se configurar no item 3, ou seja, os dados bancários enviados estão incorretos, é possível fazer as alterações necessárias.
Já no primeiro caso, é preciso aguardar a investigação e/ou fazer alterações enviando uma declaração retificada.
No segundo caso, você precisará reenviar a sua declaração, certificando-se de que agora as informações estão atualizadas e corretas.
No último caso, não haverá solução. Afinal, o dinheiro foi usado para pagar algo que você já devia à Receita.
No próximo tópico, trazemos mais informações sobre o que fazer se porventura o seu pagamento não aconteceu apenas por inconsistência nos dados bancários. Continue lendo.
O que fazer em caso de conta bancária errada?
Não recebi a Restituição do IRPF por conta dos dados da minha conta bancária, e agora?
Se essa é a sua situação, saiba que é possível lidar com ela de duas formas.
A primeira é fazendo a alteração dos dados da conta, diretamente no site Meu Imposto de Renda. Essa alteração será possível se o valor da Restituição ainda não foi liberado pela Receita Federal.
Porém, se por acaso o dinheiro aparecer como “liberado” no sistema, saiba que essa liberação faz com que o pagamento fique disponível no Banco do Brasil.
No banco, você pode fazer o saque do valor em até um ano. Para isso, poderá apresentar os seus dados bancários ao banco e assim aguardar a transferência do valor.
Nos demais casos, como vimos anteriormente, dependerá da situação, e caso você tenha alguma dívida com a Receita, esse valor poderá ser usado para pagá-la, o que justifica o fato de você não receber mais a restituição deste ano.
Na dúvida, procure um posto de atendimento da Receita Federal e leve com você os seus documentos pessoais.