NÃO RECEBEU o vale-gás? Consulte pelo CPF no PASSO A PASSO

É possível saber valores e status de recebimento de forma descomplicada

O vale-gás foi introduzido em 2021, durante o mandato de Bolsonaro, visando proporcionar alívio financeiro aos cidadãos brasileiros. Esse benefício cobre integralmente o custo de um cilindro de gás de cozinha de 13 kg e é transferido diretamente para as contas dos beneficiários a cada dois meses.

Abaixo, você aprenderá como verificar se tem direito a esse benefício por meio do seu CPF. São passos simples que te darão todas as informações acerca do vale-gás. Se tiver algum problema, ficará mais fácil descobrir.

Como consultar o vale-gás usando o CPF?

Existem várias maneiras de verificar se você é elegível para o vale-gás. Abaixo, apresentamos algumas das formas mais simples de realizar essa verificação:

  • Consultar o Cadastro Único (CadÚnico) – Acesse o site oficial ou o aplicativo do Cadastro Único e insira seus dados pessoais (CPF, nome da mãe e UF/Município). No aplicativo, basta procurar pelos benefícios para confirmar a informação;
  • Utilizando o aplicativo Bolsa Família – Faça login no aplicativo, clique em “Benefícios” ou “Ver parcelas” para obter a informação desejada;
  • Caixa Tem – Realize o login no aplicativo, acesse o Extrato e procure pela sigla AUX GÁS;
  • Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania – Entre em contato com a central de atendimento pelo número 121, informando o seu CPF e NIS.

Quando e como ocorre o pagamento do benefício?

O pagamento do vale-gás é realizado a cada dois meses, depositado diretamente nas contas dos beneficiários. O valor depositado é suficiente para cobrir o custo de um cilindro de gás de cozinha de 13 kg.

O montante do programa de auxílio é depositado em uma conta digital ou bancária. Se a família não possuir acesso a uma conta, será automaticamente aberta uma poupança social digital.

Os depósitos seguem o calendário do Bolsa Família, conforme as datas abaixo:

  • Se o NIS tiver final 1: depósito feito em 11 de dezembro;
  • Se o NIS tiver final 2: depósito feito em 12 de dezembro;
  • Caso o NIS tenha final 3: depósito feito em 13 de dezembro;
  • Caso o NIS tenha final 4: depósito feito em 14 de dezembro;
  • Se o NIS tiver final 5: depósito feito em 15 de dezembro;
  • Se o NIS tiver final 6: depósito feito em 18 de dezembro;
  • Caso o NIS tenha final 7: depósito feito em 19 de dezembro;
  • Caso o NIS tenha final 8: depósito feito em 20 de dezembro;
  • Se o NIS tiver final 9: depósito feito em 21 de dezembro;
  • Se o NIS tiver final 0: depósito feito em 22 de dezembro.

Lembrando que a parcela do benefício permanece válida por 120 dias a partir da data em que é disponibilizada.

NÃO RECEBEU o vale-gás? Consulte pelo CPF no PASSO A PASSO
É possível saber valores e status de recebimento de forma descomplicada – Imagem: Shutterstock

Quem possui direito a ter o vale-gás?

O vale-gás é destinado aos cidadãos brasileiros que se encontram em situação de vulnerabilidade social, abrangendo os beneficiários do programa Bolsa Família. No entanto, é fundamental ressaltar que todos os beneficiários precisam estar registrados no Cadastro Único (CadÚnico). O programa visa atender a famílias de baixa renda, sendo concedido a apenas uma pessoa por família.

Como fazer a inscrição?

A inscrição no programa é efetuada por meio do CadÚnico, exigindo informações como nome, endereço, renda familiar, entre outras. Após a inclusão da família no vale-gás, o benefício é registrado em um sistema eletrônico, contendo informações do Cadastro Único e do BPC (Benefício de Prestação Continuada).

Possibilidade de acumulação com outros benefícios

O vale-gás pode ser acumulado com outros benefícios, auxílios e bolsas, por exemplo, o Bolsa Família. Contudo, ressaltamos que a natureza do benefício é temporária, de caráter pessoal e intransferível, não gerando direito adquirido.

O auxílio representa um suporte significativo para famílias de baixa renda, contribuindo para mitigar o impacto do custo do gás de cozinha no orçamento familiar. Caso você atenda aos requisitos, não deixe de efetuar sua inscrição para usufruir desse programa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.