Pagamento do VALE-GÁS em outubro será MENOR, mas você pode REVERTER a situação

A economia é essencial para que o dinheiro investido dure até o próximo pagamento

Nos últimos meses, a situação econômica tem sido desafiadora para a maioria das famílias. Um dos motivos para isso são os constantes aumentos nos custos de energia elétrica e gás de cozinha. No entanto, neste mês de outubro, outro desafio está lançado: conseguir pagar o botijão com o vale-gás e fazê-lo render.

Mesmo com altos preços, é possível proteger o orçamento doméstico com simples estratégias de gestão. Assim, por exemplo, economizando no gás de cozinha, consegue-se deixar parte do orçamento sem comprometimento, já que os beneficiários do CadÚnico têm a ajuda do vale-gás.

Poupe gás de cozinha e reduza seus gastos: aprenda como fazer

Com certeza, nossas sugestões irão ajudá-lo a cozinhar de forma eficiente, sem que você precise fazer grandes sacrifícios. Portanto, a seguir, veja como economizar gás e evitar erros comuns na cozinha.

Faça a limpeza dos queimadores do fogão

A limpeza dos queimadores do fogão não é importante somente por questões de higiene; isso vai muito além. É essencial considerar que o estado dos nossos utensílios e eletrodomésticos afeta diretamente seu desempenho e eficiência energética. No caso dos fogões a gás, não é diferente.

Em geral, queimadores sujos podem obstruir os orifícios por onde o gás de cozinha circula, resultando em uma chama mais fraca e, consequentemente, maior consumo. Portanto, não se esqueça de verificar os queimadores e o forno, que podem estar cobertos com resíduos de massa ou restos de alimentos caídos durante o preparo.

Planeje suas refeições para toda a semana

Considerando o consumo de gás, é mais vantajoso preparar refeições em maiores quantidades, além da praticidade oferecida. O calor é melhor aproveitado em volumes maiores, tornando interessante planejar as refeições da semana e, assim, reduzir o tempo e o gasto no cozimento.

Por exemplo, ao cozinhar uma sopa ou ensopado, utilize os vegetais, caldos e carnes em outros pratos. Cozinhar legumes a vapor em várias porções ou assar diversos filés de peixe no forno é uma excelente alternativa. Reaquecer alimentos cozidos é mais prático, rápido e econômico do que começar do zero a cada vez.

Opte pelos materiais adequados

É importante entender um pouco de física na cozinha. Brincadeiras à parte, saiba que alguns materiais conduzem o calor de forma mais eficiente do que outros. Nesse sentido, panelas e frigideiras de aço inoxidável aquecem rapidamente e mantêm melhor o calor, resultando em menor consumo de gás de cozinha se comparadas às de ferro forjado ou alumínio. Recomendamos, portanto, o uso mais frequente desse tipo de material.

Utilize o tamanho de panela adequado para cada queimador para economizar gás de cozinha

A maioria dos fogões possui queimadores de tamanhos diferentes. Ao utilizar panelas pequenas, ajuste-as nos queimadores correspondentes, evitando desperdício de calor com uma chama muito forte, ou o prolongamento do tempo de preparo caso a panela seja maior que o queimador. Seguindo essas orientações, você certamente notará uma redução no consumo de gás em sua cozinha.

Pagamento do VALE-GÁS em outubro será MENOR, mas você pode REVERTER a situação
A economia é essencial para que o dinheiro investido dure até o próximo pagamento – Imagem: Adobe Stock

Vale-Gás no mês de outubro

Desenvolvido para auxiliar cidadãos de baixa renda na aquisição do gás de cozinha, o benefício é calculado com base no valor médio do botijão de 13 kg. Isso de acordo com dados coletados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) em revendedoras de todo o país.

Para ser elegível ao programa, a família interessada deve estar cadastrada no CadÚnico e possuir renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa (R$ 660). Além disso, o benefício contempla também lares cujos membros recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) do INSS.

A seleção dos beneficiários é realizada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, órgão responsável pelos programas sociais do governo. São adotados critérios de prioridade, como menor renda, maior número de integrantes na família, lares chefiados por mulheres, entre outros.

Para efetuar a inscrição no CadÚnico, é necessário comparecer a um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). Assim, deve-se apresentar a documentação pessoal de todos os membros da família, juntamente com comprovantes de endereço e renda. É possível realizar um pré-cadastro por meio do aplicativo Cadastro Único (disponível para Android e iOS), agilizando o atendimento presencial.

Calendário de pagamento do Vale Gás

Em agosto, o programa Auxílio Gás contemplou mais de 5 milhões de famílias em todo o país, com um benefício de R$ 112 por família. O próximo calendário pode variar de acordo com inclusões e exclusões, seguindo o pagamento nos dez últimos dias do mês, de acordo com o final do Número de Identificação Social (NIS) do beneficiário. Confira o calendário para outubro:

  • Se o dígito final do NIS for 1: A data de pagamento é no dia 18 de outubro;
  • Caso o dígito final do NIS seja 2: A data de pagamento é no dia 19 de outubro;
  • Se o dígito final do NIS for 3: A data de pagamento é no dia 20 de outubro;
  • Se o dígito final do NIS for 4: A data de pagamento é no dia 23 de outubro;
  • Caso o dígito final do NIS seja 5: A data de pagamento é no dia 24 de outubro;
  • Caso o dígito final do NIS seja 6: A data de pagamento é no dia 25 de outubro;
  • Se o dígito final do NIS for 7: A data de pagamento é no dia 26 de outubro;
  • Se o dígito final do NIS for 8: A data de pagamento é no dia 27 de outubro;
  • Caso o dígito final do NIS seja: A data de pagamento é no dia 30 de outubro;
  • Caso o dígito final do NIS seja 0: A data de pagamento é no dia 31 de outubro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.