Não fui bem no ENEM: e agora?
Confira!
Não fui bem no ENEM: o que fazer?
O Ministério da Educação anunciou no dia 09/02 que a divulgação dos resultados da prova do ENEM foi antecipada. Assim, todos os candidatos podem consultar o próprio desempenho na Página do Participante.
Porém, se você não conseguiu o resultado que tanto queria na prova, não se desespere! O artigo de hoje trouxe algumas dicas que irão te ajudar a passar por esse momento e a definir os próximos passos.
A prática dentro da prova do ENEM
A prova do ENEM possui um estilo de questão muito específico. Isso não quer dizer que todas as questões são elaboradas da mesma forma, mas que elas possuem uma forma de resolução.
O problema é que você se torna mais acostumado com as questões do ENEM com a prática. Assim, quanto mais questões você resolver e entender, maior será a sua facilidade em lidar com as perguntas que são normalmente cobradas pela prova do ENEM.
Dessa maneira, não se desespere com uma nota baixa na prova. Lembre-se de que você apenas deve continuar praticando e se acostumando com o estilo de questão do exame.
Paciência e planejamento
Ficar desesperado ou desapontado depois de um resultado ruim ou abaixo do esperado na prova do ENEM não irá te ajudar. Sabemos que esses sentimentos são compreensíveis, mas a melhor coisa que você pode fazer nesse momento é tirar um momento de descanso e reflexão para, posteriormente, planejar os seus próximos passos.
Você quer fazer o exame de novo? Então tire no mínimo uma semana de descanso e elabore um plano de estudos novo.
Manter a calma no momento e traças os seus próximos movimentos irá te ajudar a conseguir um resultado melhor em uma próxima tentativa.
Reveja os seus passos
O que você acha que não deu certo na sua prova do ENEM? O que pode ser melhorado nos seus estudos? O que pode mudar?
Agora é o momento de refletir sobre todos os seus “erros” ou sobre características que podem ser alteradas dentro do seu estilo de estudos ou estilo de resolução de provas.
Reveja todos os seus passos. Se você acha que o problema está no seu método de estudos, faça um plano de estudos novo.
Se você acha que o problema aconteceu no próprio dia do ENEM, tente buscar estratégias para manter a calma no dia da prova.